Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente reúne alunos

25 de set de 2013 - dev

Os alunos do Instituto Municipal de Educação José Arapiraca (IMEJA), na Boca do Rio, montaram uma grande estrutura para receber os participantes da II Conferência Municipal Infantojuvenil pelo Meio Ambiente. Todos eles tinham o assunto “sustentabilidade” na ponta da língua e deram um show de recepção e apresentação. O evento acontece durante toda esta quarta-feira (25) e reúne estudantes municipais, professores e gestores.

“Do pequeno que se faz o grande. Começamos pela escola, depois vamos levar o tema para casa e para nosso bairro, e juntos vamos fazer do Brasil um país melhor”, explica a aluna Thais Araújo.

Com o tema “Vamos cuidar de Salvador com escolas sustentáveis”, a conferência tem como objetivo promover a discussão coletiva, possibilitando o apoio às escolas na transição para a sustentabilidade, contribuindo para que se constituam em espaços educadores sustentáveis, a partir da articulação de três eixos: gestão, currículo e espaço físico.

A programação conta com a palestra sobre Educação e Sustentabilidade, ministrada por Flâminio Luiz Santana, professor e coordenador do Programa de Educação Ambienta do Jardim Botânico de Salvador.

“Nossa cidade está vivendo um momento de transformação nessa área. Para isso, espero colaborar efetivamente na educação para que as escolas tragam para a formação dos alunos uma contribuição para o desenvolvimento sustentável do nosso planeta, promovendo uma melhor qualidade de vida”, afirma o secretário da Educação, Jorge Khoury. O secretário da Cidade Sustentável, Ivanilson Gomes, e o subcoordenador de Vigilância e Saúde Ambiental, Lourenço Ricardo, também compareceram ao evento.

A coordenadora regional de Itapuã, Enaide Tavares, que também participou das discussões da I Conferência, ressaltou a importância do debate nas escolas. “Para falar de algo tão importante como a sustentabilidade precisamos iniciar pela educação, pois estamos falando de renovação da vida e do ser humano”, conclui.

Além dos estudantes do IMEJA, a conferência contou com a participação dos alunos das escolas municipais Adroaldo Ribeiro da Costa, Maria Constança, Fazenda Coutos, Manoel Henrique da Silva Barradas, Almirante Ernesto de Mourão Sá, Claudemira Santos Lima, Professor Cláudio de Andrade Veiga, Teodoro Sampaio, Brigadeiro Eduardo Gomes e da Palestina.

A conferência, que é realizada pela Secretaria Municipal da Educação (SMED), por meio da Coordenadoria de Ensino e Apoio Pedagógico (Cenap), faz parte da proposta nacional da IV Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente. O evento contou com a parceria da Secretaria Cidade Sustentável.