Confira a carta da coordenação da Caravana do Esporte sobre a experiência em Salvador

03 de abr de 2007 - dev

São Paulo, 02 de abril de 2007

Caros,

Retornamos ontem, domingo, 1° de abril, de Salvador-BA, onde realizamos a primeira etapa da Caravana do Esporte 2007!

Atendemos mil crianças e jovens moradores do Subúrbio Ferroviário, uma das regiões mais pobres da cidade, e promovemos a formação continuada para 150 professores de educação física e educadores da rede municipal de ensino. Participaram desta etapa: Sócrates, Wladimir Rodrigues, Marta Sobral e Patrícia Medrado, além da equipe de professores e coordenadores pedagógicos do Instituto Esporte e Educação, de Ana Moser.

As atividades da Caravana foram realizadas na última semana de março no Centro Educacional Infantil Cid Passos, com o apoio da Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Entretenimento.

Visitaram a Caravana o Prefeito de Salvador João Henrique de Barradas Carneiro, o Secretário Municipal de Educação Ney Campello, o Secretário Municipal de Esportes Arnando Lessa, o Presidente da Superintendência de Desportos da Bahia, o ex-jogador de futebol Bobô, e o Coordenador de Esportes da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Governo do Estado Weslen Moreira, representando o Secretário de Esportes do Estado Nilton Vasconcelos, que estava em reunião com o Cônsul da Espanha.

Com isso, a Caravana do Esporte chama a atenção e mobiliza o poder público, em suas diversas instâncias, para ações concretas que promovam o acesso ao esporte, um direito de toda criança previsto pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.

Conhecemos um pouco mais da realidade da infância e juventude na periferia de Salvador. A equipe de direção do projeto, na captação de entrevistas para o documentário especial, ouviu crianças, jovens, pais e outros personagens do Subúrbio Ferroviário que têm no esporte a sua luta diária de vida e de sonho com dias melhores.

Além da comunidade, no documentário especial que irá ao ar no dia 22 de abril (domingo), às 22h00, a Caravana mostra depoimentos dos atletas parceiros e de outras personalidades como Bobô, o nadador Edvaldo Valério, a cantora Margareth Menezes – filha da periferia de Salvador – os representantes do poder público municipal e estadual, e ainda, a embaixadora do UNICEF Daniela Mercury.

Gostaríamos de agradecer:

Ao apoio e articulação sempre fundamentais do UNICEF, que na Caravana do Esporte em Salvador se deram na figura do representante Ruy Pavan e sua equipe;

Ao Secretário Municipal de Educação de Salvador Ney Campello e à professora Ivone Portela, que ofereceram total suporte para as atividades da Caravana no município;

À toda a equipe da GOL Linhas Aéreas Inteligentes, que se junta a essa rede de parceiros dispensando total atenção e atendimento impecável a toda equipe do projeto na solicitação de passagens e nos terminais de embarque dos aeroportos;

À Ana Moser e toda equipe do Instituto Esporte e Educação, que fazem da Caravana do Esporte um projeto forte e inovador na luta pelo acesso de crianças e adolescentes ao esporte como instrumento de educação;

Aos atletas parceiros, pelo trabalho voluntário e total dedicação;

E aos nossos patrocinadores Ministério do Esporte e Brasil Telecom, e aos parceiros Plastbrinq, Brudden Náutica, Instituto Maurício de Souza e Projeto Grael, que acreditam e apostam no esporte que a Caravana leva às crianças e jovens do Brasil.

Um grande abraço a todos!

Adriana Saldanha
Diretora de projeto