Contação de história negra encanta crianças da Escola Municipal Lagoa do Abaeté

08 de abr de 2024 - Jornalismo

Crianças de um a sete anos participaram de uma atividade diferente na Escola Municipal Lagoa do Abaeté, em Nova Brasília de Itapuã, na manhã desta sexta-feira (5). Os pequenos participaram do projeto Literama Infantil – Circuito de Contação de Histórias Negras, que está na 2ª edição e foi criado para estimular o interesse pela leitura e fomentar a literatura afro-brasileira infantojuvenil baiana.

Por meio do projeto, o acesso às obras de literatura negra vai sendo ampliado, mas também são trabalhadas questões de representatividade e outros temas. Como acontece nas sessões do Literama Infantil, as crianças puderam assistir e interagir com contações de histórias, além de um momento para conversar e ouvir a autora do livro abordado.

A autora do livro ‘Kaiodê e a árvore das memórias’, Kalypsa Brito, destacou que este é a sua quinta obra e que o projeto é essencial, pois proporciona que as crianças das escolas municipais se reconheçam no mundo através da literatura. “As crianças têm dificuldade de ter acesso a uma literatura preta, produzida por escritores que lutam contra o racismo estrutural e ilustradores que também dialogam com isso e contadoras de histórias que fazem com que a tradição oral permaneça viva. É uma honra ver meu livro sendo contado para as crianças.

Interesse – Julia Beatriz Nascimento, 7 anos, integra a turma do 2º ano e achou o momento muito interessante. “Eu gostei muito da história do Kaiodê e fiquei muito interessada. Quero que a gente tenha mais momentos como esse”, afirmou. Também da turminha do segundo ano, Floriana Divani, 7 anos, ficou encantada com a contação. “Eu gostei muito das músicas e de toda a história”, contou.

Escritora e profissional de arte-educação, Niní Kemba Nayo foi responsável por dar vida aos personagens do livro e encantar as crianças através da literatura. Ela afirmou que o Literama Infantil é completo por reunir diversos aspectos que são importantes na formação de crianças negras.

“Esse projeto traz representatividade para crianças de escolas públicas que, em sua grande maioria, são crianças negras e que não têm acesso à literatura de qualidade ou que não mostra personagens negros. Este projeto vem trazer literatura, arte e ludicidade para que eles se inspirem no artista e eu, como escritora negra afrocêntrica, artista da palavra e pesquisadora, me sinto muito grata em participar desta ação”, detalhou.

Vice diretora da unidade escolar, Andreia de Jesus destacou que o Literama Infantil vem somar a práticas que a escola já realiza, beneficiando ainda mais os pequenos. “É importante a gente ter o conhecimento e o contato com autores pretos baianos trazendo histórias com representatividade e ancestralidade para as nossas crianças. Além de tudo, este projeto está de acordo com o que pede a lei 10.639 e com o projeto de combate a práticas racistas, enaltecimento das nossas raízes e cultura afro-brasileira”, finalizou.

Além do momento lúdico, as escolas que recebem as sessões do projeto também são contempladas com um kit de 30 livros com títulos diversos do segmento. A segunda edição do Literama Infantil foi programada para ser realizada neste mês de abril em homenagem ao Dia Nacional do Livro Infantil, celebrado no dia 18, e ao Dia Mundial do Livro, comemorado no dia 23 deste mês.

O projeto Literama Infantil foi contemplado pelo edital Territórios Criativos, com recursos da Prefeitura através da Fundação Gregório de Mattos (FGM), Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), e da Lei Paulo Gustavo.

Fotos: Jefferson Peixoto/Secom PMS

Reportagem: Ana Virgínia Vilalva e Joice Pinho/Secom PMS