É comemorado em 22 de agosto, o dia do coordenador pedagógico, profissional de extrema importância no contexto educacional. Ele constrói parcerias com os educadores, com o objetivo de viabilizar o desenvolvimento de práticas pedagógicas. A função do coordenador não é fiscalizar o professor, mas de contribuir para o estabelecimento de um ambiente escolar seguro e mais adequado, para o processo de ensino-aprendizagem.
A Secretaria Municipal da Educação (Smed) conta com 793 coordenadores pedagógicos na rede, 13 acabaram de ser convocados e em breve será publicado no Diário Oficial do Municipio (DOM) a convocação de mais 72. O profissional que hoje é de extrema importância para o ambiente escolar, já encontrou dificuldades para desempenhar sua função e se posicionar como um suporte necessário.
“O concurso específico para a função de coordenador, legitima a profissão e enfatiza sua importância. Uma escola sem coordenador pedagógico fica uma lacuna. O coordenador aponta caminhos, escuta o professor e a partir daí alinha ações em torno do projeto político pedagógico da instituição”, destaca Maria do Carmo Passos, coordenadora pedagógica na Smed e desde 2007 atua na Coordenadoria de Inclusão Educacional.
Do Carmo realiza trabalhos formativos com professores, coordenadores pedagógicos e gestores escolares no âmbito técnico pedagógico, na perspectiva da Educação Inclusiva, deixa uma mensagem para quem está iniciando na função. “Acredite no seu potencial e o quanto é necessário, seja um verdadeiro líder, no sentido de colaborar com o grupo de educadores em prol do aprendizado do aluno”.
Foto: Enaldo Pinto