Copa EJA promove interação entre as escolas

01 de dez de 2023 - Jornalismo

As escolas com oferta de Educação de Jovens e Adultos – EJA tem realizado experiências esportivas significativas envolvendo jovens, adultos e idosos de idades e gêneros diferentes. Dentre elas, destacam-se as ações da GR orla e Subúrbio II.  O encerramento da Copa EJA, ação realizada na noite de 29 de novembro, na Escola Municipal Senador ACM, teve premiação dos campeões e homenagem aos professores de Educação Física. A iniciativa da Gerência Regional Orla reuniu durante três meses, estudantes de seis escolas que ofertam a modalidade, para disputarem um animado campeonato de Futsal e Dominó.

A Copa EJA ainda é um projeto piloto, mas a participação significativa dos estudantes demonstra a necessidade de investimentos em ações esportivas para o público que estuda no noturno. Já a GR Subúrbio II está na 2ª edição de atividades esportivas com a realização do Festival Esportivo da EJA. O evento se propõe a abranger os estudantes em diversas competições nas modalidades futsal, xadrez, dama, dominó, tênis de mesa, dentre outros.

“O Festival Esportivo EJA 2023 foi um show de inclusão. Maior respeito por essa ação tão exitosa”, destaca a coordenadora Pedagógica da E. M. Periperi – Rita de Cássia Lima.

“Na hora da comemoração, independente de quem tenha vencido, todos estavam felizes, uma vitória coletiva, festejando a vida e o prazer de estar fazendo parte de algo tão significativo na vida de todos nós”, conta o professor de Educação Física, Jorge Augusto dos Santos.

De acordo com a coordenadora pedagógica da GRE Subúrbio II, Gilbene Esquivel, uma EJA sólida, como uma modalidade de direito dos jovens, adultos e idosos, se faz com a participação de todos. “O Festival Esportivo é exemplo dessa conquista de espaço que com amorosidade, conforme Paulo Freire nos ensina, se consolida”.

“Tenho 80 anos e nunca fui à escola. Esse é o meu primeiro ano, e estou muito feliz. No Festival eu amei, amei tudo. Eu gosto disso. Gosto de viver. Eu estava jogando dominó. A escola é importante para mim e para os jovens também. Minhas amigas dizem que querem ser como eu quando envelhecerem”, conta Lindinalva, estudante da E.M. D. Pedro I.