Corais de alunos de escolas municipais de Salvador se apresentam na Praça do Campo Grande

03 de dez de 2019 - Publicidade

Os corais de três escolas municipais de Salvador se apresentaram na noite desta segunda-feira (02) na Praça do Campo Grande, Centro, como parte da programação especial de Natal. As apresentações começaram às 18h, com o coral da Escola Municipal Professora Maria José de Paula Moreira, localizada no bairro da Ribeira, seguido pela Escola Municipal Suzana Imbassahy, que fica no Barbalho, e o encerramento ficou por conta da Escola Municipal Agripiniano Barros, situada em Praia Grande, no Subúrbio Ferroviário de Salvador.

Rosimeire Barreto, gestora da E.M. Maria José de Paula Moreira, fala sobre a satisfação de ver os 50 alunos da unidade de ensino se apresentando em praça pública, momento este que considera especial. “Os meninos estavam ansiosos e para eles é uma experiência especial. Nossa maior alegria é que conseguimos despertar neles a vontade de ser mais, se destacando na nossa sociedade”. Emocionada, a diretora conta que os ensaios ocorreram durante todo o ano letivo, envolvendo todas as turmas, mas o maestro escolhe para as apresentações externas, apenas os que se destacaram. Neste caso, os estudantes do 7º ano. “Eu fico muito feliz em ver o desempenho deles e já estamos colhendo os frutos, pois já estão surgindo convites até para nos apresentarmos no Pelourinho”, comemora.

Segundo a se apresentar, o  coral da Escola Municipal Agripiniano Barros, formado por cerca de 30 crianças que, segundo a diretora Selma Pereira, se sentem empoderados, a partir do momento que sobem no palco. “Estamos muito felizes com este convite, pois a música é muito presente em nossa escola durante todo o ano. Os ensaios ocorrem no contraturno do aluno, três vezes por semana. O coral resgatou a autoestima deles, empoderando-os e isso para mim é o mais importante”, destaca.

A aluna Taiane Guimarães de Araújo, do 7º ano B da Agripiniano Barros, considera que a oportunidade de fazer parte do coral tem feito uma grande diferença na sua vida, pois as mudanças são visíveis em casa e na escola, “Eu mudei muito, pois meu comportamento não era dos melhores e depois que eu comecei a vir para o coral passei a ter mais disciplina, a conhecer pessoas novas, de diferentes turmas e isso tem me ajudado a evoluir como pessoa”. Mas Taiane teve um reforço para não se intimidar com a apresentação, já que toda a família veio contemplar este momento, o que incluiu mãe, pai e o irmão menor. “Eu fiquei muito emocionada em ver minha família cantando nessa apresentação especial de Natal, em plena praça pública e eu tive de segurar as lágrimas em vários momentos, já que as canções de natal, por si só, já nos tocam de alguma forma”, explica a mãe de Taiane, Eliane Guimarães Santos.

Paulo Pereira, gestor da Escola Municipal Suzana Imbassahy, aponta que esta é uma oportunidade ímpar para o coral, formado por vinte alunos. “Estamos muito felizes, pois sabemos que para eles, é um momento extremamente especial, já que nosso coral existe há apenas dois meses. Estamos todos felicíssimos”. Um exemplo dessa satisfação é a aluna Julia Evelin da Silva Santos, aluna do 7º ano da unidade de ensino, que já cantava em corais da igreja e agora está tendo a oportunidade também de cantar na escola. Ela sinaliza que, participar do coral está ajudando-a se descobrir no mundo da música. “Meu interesse pela escola acabou aumentando e a cada dia que passa eu penso ainda mais em seguir a carreira musical. Estou amando e pra mim, essa apresentação é uma forma de mostrar nosso talento pra todo mundo”, finaliza.

Outras Escolas da Rede Municipal de Ensino também irão se apresentar nos próximos dias na Praça do Campo Grande. Confira abaixo as datas das próximas apresentações.

Escola Municipal Jandira Dantas Contas
Escola Municipal São Francisco Xavier