Coral da Escola Municipal Agripiniano de Barros e grupo de dança de professores encerram evento do PNLD

13 de abr de 2018 - Jornalismo

O encerramento do 15º Congresso do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD), na manhã do dia 23 de março, foi marcado por apresentações de projetos feitos pelos participantes, do Coral de Alunos da Escola Municipal Agripiniano de Barros, localizada em Praia Grande, e da coreografia do grupo “Corpo Docente que Dança” (CDD), formado por professoras da Rede Municipal.

A escola Agripiniano oferece aulas diárias de iniciação à música e instrumentos musicais aos estudantes, a partir das quais aprendem os primeiros passos para serem inseridos no coral estudantil. Há mais de dez anos como professor do Agripiniano, o maestro Alex Rocha mostra a satisfação e o orgulho em ver as crianças se apresentarem em grandes eventos. “É um prazer enorme ver essas crianças saírem do casulo, muitas delas chegam à sala de aula meio tímidas, depois vão se soltando e se desenvolvendo. Não tem preço ver o quanto elas crescem depois de algumas aulas. Para mim, ter o reconhecimento do meu trabalho através dessas crianças e de convites para eles se apresentarem em grandes eventos como este é restaurador”.

A cada conclusão de ano letivo os alunos são substituídos por novos que vão chegando, uma forma de dar oportunidade para outros que querem aprender música e tocar instrumentos musicais . E é com muita alegria que Letícia dos Santos de 9 anos diz que recebe os novos coleguinhas. “Digo a eles que se sintam bem vindos, que fiquem à vontade e que a gente aqui é uma família em sala de aula, um ajuda o outro”, disse.

Antes da apresentação, Paula Gabriele, 10, aluna do 5º ano, estava ansiosa. “Estou tensa e um pouco nervosa, porque para mim esse momento é importante, fico assim toda vez que sei que vou me apresentar, mas gosto desse momento, gosto muito de música e quero fazer isso por muito tempo”, disse ela, entusiasmada.

E para fechar o evento, o grupo “O Corpo Docente que Dança”, composto por professoras da Rede Municipal de Educação apresentou uma coreografia com muita expressão corporal e energia. Formado há dois anos, o grupo levanta a bandeira do fortalecimento das ações afirmativas e artísticas entre os docentes. É o que conta Alana Falcão, artista, professora e crítica de dança. “É importante colocarmos em prática essas ações afirmativas entre os docentes e também em nossa grade curricular, para mostrar que tempo de criação também é tempo pedagógico, isso ajuda no desenvolvimento e criação dos professores”, ressaltou.

PNLD – O 15º Encontro Técnico Nacional do Programa Nacional do Livro e do Material Didático ( PNLD) foi realizado na cidade de Salvador, entre os dias 21, 22 e 23 de março, e recebeu todos os agentes envolvidos na execução do Programa de todos os Estados brasileiros, com a intenção de aprimoramento e fortalecimento das parcerias estabelecidas entre o FNDE, o Ministério da Educação (MEC), as redes de ensino, secretarias estaduais e municipais de educação, escolas e professores.

O objetivo do encontro foi discutir, avaliar e planejar, de forma conjunta, a execução do PNLD, por meio de palestras, oficinas, discussões em grupo e coleta de sugestões de todos os participantes. Além disso, também foi a oportunidade para divulgar diversas ações para a educação básica.

O encontro recebeu cerca de 300 participantes de todo o país. Na quarta-feira, o corpo técnico do FNDE e do MEC fez explanações sobre as políticas públicas do livro voltadas à educação básica e palestras, abordando seus temas operacionais. Já a quinta-feira foi dedicado à realização de oficinas, momento em que os participantes foram divididos em grupos, para analisar, discutir e realizar propostas sobre temas específicos no âmbito do PNLD. No último dia, além das apresentações culturais, o encontro foi encerrado com cada grupo mostrando o resultado das discussões realizadas.