Coral de escolas municipais emociona funcionários da Smed

22 de dez de 2022 - Jornalismo

Um coro formado por 60 vozes de alunos das escolas municipais Jesus de Nazaré, situada em Sussuarana, e Professora Irene da Silva Costa Santos, Cajazeiras, apresentou-se na sede da Secretaria Municipal da Educação (Smed), na quarta (21). Marcando as festividades do final do ano, o evento reuniu servidores e colaboradores, que puderam apreciar esse momento de muita emoção e espírito natalino.

O secretário Marcelo Oliveira falou da importância desse momento. “Com a chegada do fim do ano, esse clima de união se intensifica, todos se confraternizando, fazendo o balanço do ano, vendo o que acertamos, onde erramos e buscando sempre melhorar. Ver a inocência dessas crianças trazendo essa homenagem tão singela, com mensagens tão bonitas, com canções que tocam a nossa alma, traz comoção, entusiasmo e felicidade para todos nós”, afirmou.

Corais – As aulas de música compõem o currículo municipal. A partir desse trabalho, os professores Patrícia Costa e Davi Alves Tourinho formaram os corais escolares. “O coral foi criado com o intuito de fazer as crianças participarem mais das atividades propostas nas escolas e possibilitar, ao mesmo tempo, com que elas se divirtam e possam se apresentar em lugares públicos, mostrando que a música também educa e transforma”, disse Patrícia.

O professor Davi também realiza esse trabalho de canto com as crianças. “Trabalhar com coral é sair um pouco dos muros das escolas, educando de uma forma mais unida, mais harmoniosa, através do ouvir, do sentir, da sensibilidade. A gente não exige um saber cantar com excelência, mas que a música faça parte da vida deles, Então, nesses momentos de festa a gente prepara um repertório, onde cada um ensaia na sua escola e quando nos reunimos dá nisso aqui que vocês estão vendo: uma interação bonita e harmoniosa.”

Existem em torno de 12 corais na Rede Municipal, quatro deles formados por alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que já se apresentaram em eventos na cidade. Os corais das escolas Jesus de Nazaré e Professora Irene da Silva Costa Santos, apresentaram-se no Natal Luz, no Campo Grande, e em alguns eventos para os quais foram convidados. Segundo o professor Davi esse momento é esperado demais pelos alunos que se preparam o ano todo para os eventos. É o caso da aluna Maria Clara de Jesus, 10, quinto ano, que disse gostar de fazer parte do coral principalmente na hora das apresentações. “Eu estou muito feliz, fico ansiosa e nervosa toda vez que vou subir ao palco para me apresentar, mas isso é bom e uma sensação indescritível”, revelou ela.

Já a aluna Célia Juliana Moreira de Oliveira, 11, quinto ano, que está participando do coral pela primeira vez, essa é uma experiência única. “Eu nunca tinha feito isso antes, pra mim está sendo uma alegria imensa, uma grande oportunidade, aprendi postura, aprendi sobre a importância da arte, do canto, gostei de conhecer outros lugares e me apresentar para muita gente”.

A diretora pedagógica da Smed, Adenildes Teles, falou, durante o evento, da oportunidade desse momento para agradecer a todos os colaboradores através do canto das crianças. “Primeiro quem está na secretaria criando documentos, lendo documentos, agilizando para que as escolas estejam em perfeita atividade, precisa conhecer para quem está trabalhando, então nós aproveitamos esse momento de confraternização, de espírito natalino trazendo as crianças do coral para dizer através da música, através do canto, um muito obrigada.”

Escolas municipais com Coral EJA: Makota Valdina, Maria Amália Paiva, Cidade de Jequié e
São Domingos Sávio.

Outras escolas com corais: Irene Costa, Agripiniano De Barros, Eufrosina Miranda, de Periperi, Francisca de Sande, Cardeal da Silva, Maria Quitéria, Vitoria da Conquista e Allan Kardec, além da Escolab 360.