Covid-19: Salvador se organiza para iniciar a vacinação de profissionais da educação

16 de abr de 2021 - Jornalismo

Professores, gestores, coordenadores, agentes de portaria, merendeiras, enfim, todos os trabalhadores que atuam em unidades de ensino e que tenham idade entre 55 e 59 anos farão parte do público prioritário da próxima etapa da vacinação contra o novo coronavírus, prevista para ser iniciada semana que vem. A iniciativa vem sendo defendida, inclusive pelo prefeito Bruno Reis, como o primeiro passo para a retomada das aulas presenciais. Para definir detalhes da organização da imunização desses profissionais os secretários municipais da Saúde, Léo Prates, e da Educação, Marcelo Oliveira, reuniram-se na quinta-feira (15) na sede da Secretaria Municipal da Educação. O tema também já foi debatido com o gestor estadual da pasta, Jerônimo Rodrigues.

A medida atenderá todos os trabalhadores da educação pública e privada da capital, incluindo escolas, universidades, cursos de idiomas, entre outros. Apenas na Rede Municipal de Salvador, serão beneficiadas 1.560 pessoas: agentes de portaria, merendeiras, auxiliares de serviços gerais, secretárias, professores, coordenadores, gestores e demais funcionários. Além de 25 professores que atuam nas instituições filantrópicas e 70 do projeto Pé na Escola. “Eu sempre fui um defensor da volta às aulas presenciais. Com o início da imunização dos profissionais da educação, estaremos cada vez mais próximos dessa meta, que começará pela adoção do ensino híbrido, com o revezamento de alunos nas salas de aula para manter o distanciamento e com as demais medidas sanitárias de segurança”, diz Marcelo Oliveira. Segundo ele, as unidades de ensino municipais estão adequadas aos protocolos sanitários desenvolvidos pela Smed em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). “E a reunião de hoje com o secretário Léo Prates foi muito produtiva tanto no detalhamento do trabalho de imunização, quanto outros aspectos relacionados à volta às aulas presenciais”, destacou.

De acordo com Léo Prates, a proposta é iniciar a imunização pelos profissionais que atuam na Educação Infantil. “É um segmento muito importante, pois se trata do primeiro contato da criança com o mundo escolar, o que já se sabe ser fundamental no desenvolvimento das demais etapas da educação. E nesse caso, as ações pedagógicas remotas não são tão efetivas quanto para os demais segmentos”, afirmou.

As aulas presenciais foram suspensas em Salvador no mês de março de 2020, como medida para conter a disseminação do novo coronavírus. Desde então, a Prefeitura, através da Smed, tem tomado uma série de medidas para garantir não apenas o desenvolvimento pedagógico, como também o bem-estar dos mais de 163 mil alunos sob responsabilidade do município. Assim, desde o início, estão sendo distribuídas cestas básicas com foco na segurança alimentar dos estudantes. De março de 2020 até agora foram entregues mais de 26 mil toneladas de alimentos, divididos em 1,8 milhão de cestas básicas. Além disso, diversas iniciativas pedagógicas foram tomadas para garantir o ensino/aprendizagem dos alunos. Atualmente, a Smed mantém três canais com teleaulas diárias, distribuição de blocos de atividades, o Canal da Smed no YouTube e ações específicas para a Educação Infantil.