CRE Orla realiza comemoração do Dia Nacional do Surdo

05 de out de 2009 - dev

Com objetivo de ressaltar o valor da pessoa surda na sociedade, divulgando seus trabalhos e habilidades, a Coordenadoria Regional de Educação (CRE) Orla realizou, no último dia 29 de setembro, evento para celebrar o Dia Nacional do Surdo (26). A comemoração aconteceu no teatro da Associação Cultural Caballeros de Santiago, no turno vespertino.

O evento contou com a presença da presidente da Associação de Pais e Amigos do Deficiente Auditivo (APADA), Marizanda Dantas; do coordenador de Educação Especial do Estado, João Edson Vilas Boas Prazeres; da especialista em surdez e ex-funcionária da instituição, Marlene Cardoso e do coordenador pedagógico da CRE Orla, Alexsandro da Rocha Melo.

Após as falas dos convidados para a mesa de abertura, houve a apresentação da banda de percussão Batuque de Surdo, composta apenas por alunos surdos da APADA, coordenados pela professora Mônica Millet, também surda.

Em seguida houve uma palestra com a professora Aline Porto, da APADA, sobre a História da Pessoa Surda, ressaltando a importância da Lei da Libras (Língua Brasileira de Sinais) e as conquistas dos surdos no decorrer da história, apresentando uma série de surdos famosos que conquistaram seu lugar social reconhecido.

A educadora também fez a representação da história A Cinderela Surda para as crianças da Educação Infantil, com tradução simultânea do intérprete Ronaldo Freitas, da APADA. A história foi narrada na língua dos sinais e foram projetados slides com as páginas dos livros, a fim de que o público ouvinte pudesse acompanhar a narrativa. As crianças participaram ativamente do relato da história, interagindo com a professora.

Seguindo a programação do evento, os presentes ouviram relatos de pessoas surdas (ex-alunos da associação, estudantes, profissionais de diversas áreas) sobre a trajetória de seus filhos na Instituição e suas conquistas a partir do trabalho nela desenvolvido, e assistira a sessão de piadas de surdo com o intérprete Ronaldo Freitas, e apresentação do grupo de capoeira. Durante o evento fora expostos trabalhos dos alunos, como quadros de pintura a óleo, auto-retrato, artesanato, gravuras em carvão.