Crianças da EM Ilha de Maré participam de Roda de Escuta sobre material Nossa Rede Educação Infantil

23 de nov de 2023 - Jornalismo

A Diretoria Pedagógica da Secretaria Municipal da Educação (Smed), por meio da Coordenadoria de Educação Infantil, realizou uma roda de escuta das crianças dos grupos 4 e 5 na Escola Municipal Ilha de Maré, na quinta-feira (9). A ação contou com a parceria da Gerência Regional do Subúrbio II e da Avante.

A Roda de Escuta das Crianças contempla uma das ações da atualização, revisão e adequação do Referencial Curricular Municipal para Educação Infantil e dos materiais pedagógicos desenvolvidos no âmbito do Projeto Nossa Rede Educação Infantil. Os trabalhos envolveram também professores e gestores, e foi oportunizado às crianças opinar, sugerir, comentar sobre os materiais pedagógicos – portfólio, agenda e álbum de experiências.

Durante a conversa, as crianças sinalizaram como utilizam os materiais, pontuaram o que mais gostam, sugeriram algumas propostas, assim como discorreram sobre a sua cultura local, evidenciando as brincadeiras, músicas, profissões, artesanato e alimentos produzidos na ilha que poderiam estar presentes nos materiais.

A professora Vanesia Neves de Souza, grupo 5, sugeriu que nos materiais que serão construídos tivessem imagens das crianças e retratassem mais o cotidiano da Ilha de Maré, contemplando os barcos, a pesca e o artesanato, para favorecer a identidade e cultura locais.

Escutar as crianças é dar voz, considerar o seu ponto de vista, sentimentos e reconhecê-los como como sujeitos de direitos.