Contemplando o projeto Quero ser Saudável a direção do Centro Municipal da Educação (Cmei) CSU Cosme de Farias, situado no bairro de Luiz Anselmo, realizou na quinta-feira (4), a “Gincana da Alimentação Saudável”, com o objetivo de ensinar as crianças dos grupos 4 e 5, sobre a importância de escolher bem os alimentos durante as refeições. As atividades foram realizadas nos dois turnos, monitoradas pela nutricionista da GRE/Centro, Aline Marques e equipe, que mostraram aos pequenos a variedade de sabores de uma alimentação saudável.
De acordo com Amélia Maria Dorea, diretora do Cmei, a gincana faz parte do projeto de alimentação que vem sendo desenvolvido na unidade. “Convidamos a nossa nutricionista para agregar ao nosso trabalho, para que essas crianças conheçam e possam distinguir os alimentos e reforçar desde o início, bons hábitos alimentares e de higiene”, destacou.
Emília Coelho, coordenadora de Alimentação Escolar da Smed, estava na ação e falou da importância desse conhecimento. “Nós ensinamos primeiro as crianças a falar e a andar e precisamos ensinar também a comer bem. Então, de uma forma lúdica, através das brincadeiras elas aprenderão como tem que se alimentar, qual a importância das frutas, dos vegetais e poderão compartilhar esse conhecimento com os familiares, evitando aqueles salgadinhos, biscoitos recheados, refrigerantes. Essa gincana é uma forma deles aprenderem a comer bem, para auxiliar no desenvolvimento cognitivo, linguístico, emocional e social das crianças, mostrando a elas que essa alimentação pode ser saborosa, agradável, de uma forma divertida”.
Diversão não faltou na gincana, pois as crianças tiveram que distinguir os alimentos saudáveis dos não saudáveis, brincando. A nutricionista Aline Marques, explicou as ações. “Primeiro teve o semáforo dos alimentos, onde eles mostraram os alimentos que precisam comer todos os dias, os mais moderados e aqueles que não são proibidos, mas precisam evitar no dia a dia. A cor verde do semáforo pode comer, amarelo comer moderado e vermelho evitar sempre, ensinando a eles fazerem o consumo de forma adequada”, explicou Aline.
Além do semáforo alimentar, as crianças brincaram de amarelinha, à medida que iam avançando as casas montavam um jogo de memórias, com frutas, legumes e verduras e no decorrer dessa montagem, era explicado um pouco das propriedades das frutas e legumes. A parte melhor da brincadeira foi que todos os alunos puderam saborear as frutas e ganharam um lápis com fotos de frutas coladas na borracha.
Fotos: Enaldo Pinto