“Cuidado Emocional” foi tema de roda de conversa em comemoração ao Dia dos Professores da Escola Municipal João Paulo dos Santos

18 de out de 2021 - Publicidade

 

A saúde mental do professor e o seu bem estar são fundamentais para um bom relacionamento e desempenho de atividades com os alunos em sala de aula. Com essa proposta a Escola Municipal João Pedro dos Santos, localizada em Brotas (GRE Centro), realizou no dia 14, uma roda de conversa para os docentes da unidade, com o terapeuta Junguiano, Eduardo Peleteiro Fidelis. “Cuidando do Emocional” foi a temática abordada no encontro, criado com o objetivo motivacional e dinâmico de promover conhecimentos básicos de teorias relacionadas à Psicologia Analítica Junguiana e Mitológica.

A ideia da gestão escolas era comemorar o dia dos professores com uma ação significativa que gerasse algum impacto na vida, não só profissional como também pessoal de cada colega. “Convidamos um profissional da área de terapia/psicologia para mediar uma roda de conversa e fazer esse acolhimento tão importante, principalmente neste momento em que vivemos. Essa não foi uma terapia, mas aprenderam a buscar o autoconhecimento, resgatar sentimentos que bloqueiam, para seguirem mais firmes no trabalho com as crianças e na vida pessoal”, conta  Ivi Moreira, gestora da escola e professora de Artes da  Educação Infantil, Fund I e EJA Noturno.

O terapeuta, Eduardo Peleteiro ressaltou que escutar a fala e os sentimentos dos professores tem muito significado para a educação, pois estes profissionais são os protagonistas do sistema educacional. “O equilíbrio emocional dos professores é imprescindível para a garantia de um ensino de excelência. Esse cenário pandêmico trouxe consequências no plano econômico, social e também no plano emocional das pessoas. Todos precisam ser acolhidos e estar num ambiente que possam externar as questões, sem críticas e julgamentos, ajudando no equilíbrio e, consequentemente, na qualidade do trabalho”, explica.

A professora e vice-gestora, Kaliane da Cruz Costa da Silva, há 14 anos na rede, achou importante esse momento, pois aprenderam medidas de enfrentamento para lidar com as emoções. “O encontro foi enriquecedor e oportunizou todos a expressarem emoções, sentimentos que foram desencadeados em decorrência desse momento atual. A possibilidade de troca proporcionou uma identificação entre os presentes e, além disso, houve uma integração, onde pudemos perceber o outro e a nós mesmos, de maneira empática e respeitosa”, salientou.