Culminância do Projeto Institucional de Leitura mobiliza toda a comunidade escolar

24 de nov de 2023 - Jornalismo

Esther Conta Contos esse foi o tema do encontro promovido na quinta-feira (23), pela Escola Municipal Esther Félix da Silva, para apresentar a culminância do Projeto Institucional de Leitura (PIL). A iniciativa envolveu toda a comunidade escolar que durante quatro meses se debruçou em estudos e pesquisas de Contos africanos e indígenas, para produzir diversas modalidades de apresentações.

De acordo com a vice gestora Patrícia Muniz, a iniciativa surgiu da necessidade de resgatar as aprendizagens que foram comprometidas com a pandemia. “Após a pandemia constatamos certo comprometimento das aprendizagens então, com base nas leis 10.639 e 11.645 que tratam da obrigatoriedade de estudos sobre a cultura Afro-brasileira e Indígena, respectivamente, trabalhamos com os contos africanos e indígenas, onde cada turma se dedicou em conhecer a história do país e escolheu um gênero narrativo para pesquisar e se inspirar”.

A partir desse estudo os 550 estudantes do 1º ao 3º ano criaram apresentações em forma de peças teatrais, musicais, e desenvolveram outros contos. Conforme a Patrícia, a produção foi muito extensa e eles conseguiram atingir a meta esperada. “Além do desenvolvimento das habilidades, o projeto tem o objetivo de fazer com que os alunos se percebam importantes e protagonistas de sua própria história”, destacou Patrícia.

 

Fotos: Enaldo Pinto