Curso da parceria Smed/Senac movimenta EM Profª Maria José Moreira

20 de set de 2019 - Jornalismo

A parceria entre o Senac e a Secretaria Municipal da Educação (Smed) está trazendo benefícios aos alunos da Rede Municipal de Salvador. A Escola Municipal Professora Maria José de Paula Moreira, situada na Ribeira (GRE Liberdade/Cidade Baixa), é uma das contempladas com a iniciativa. No contra turno da aula, alunos do Tap 4 (6º e 7º anos) e TAP 5 (8º e 9º anos) estão sendo preparados para o mercado de trabalho através do curso de Assistente Administrativo.

O secretário da Educação Bruno Barral, em visita à unidade, acompanhado pela gerente regional Ivone Portela e equipe, comentou a importância dos cursos profissionalizantes oferecidos pela Smed, em parceria com o Senac. “Essa iniciativa visa a preparação dos adolescentes e jovens para o mundo do trabalho. É uma parceria muito importante e busca contribuir para a permanência e aprendizagem dos educandos da EJA”, disse. Na etapa 2019, os cursos atenderão 1.400 educandos distribuídos em 47 turmas e 24 escolas.

De acordo com a diretora Rosemary Paixão, o curso do Senac é um sonho esperado pela comunidade escolar, pois vai gerar oportunidades para os estudantes. “Desde quando nós colocamos a modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) no diurno, era um sonho nosso que os alunos se profissionalizassem para o mercado de trabalho, que já está difícil para quem não é formado, imagine para quem não tem formação? E foram os próprios estudantes que escolheram o curso de Assistente Administrativo através de uma enquete, trazida pela vice-diretora da tarde, que mostrou todos os cursos que seriam ofertados, explicando o que cada um iria abordar. Esse foi um ganho para nossa escola e para os nossos alunos que não tem oportunidade e agora se sentem representados”, disse.

“Eu já comecei a mostrar os primeiros passos para eles entenderem como administrar uma empresa. Estamos iniciando como constituir essa empresa trazendo situações do dia a dia. O curso do Senac faz com que não busquem só a informação e sim também, a competência, construindo juntos a dinâmica com conhecimento, habilidade, atitude e valores”, disse o instrutor na área de gestão e assistente administrativo do Senac, Nelson Alves Junior.

Para a aluna Camila Silva Lopez, 17 anos, que quer ser designer gráfica, essa oportunidade é única e de conhecimento futuro. “Achei interessante e vai trazer muitos conhecimentos pra gente. O curso trazer novos conhecimentos e proporcionar várias oportunidades lá na frente. Eeu ainda não tinha pensado em fazer um curso e essa está sendo uma oportunidade muito boa”.

As aulas começaram no dia 09 de setembro e seguem até o mês de dezembro deste ano com um projeto integrado, que vai reunir toda a turma em uma única avaliação final para analisar as habilidades dos estudantes e do conteúdo absorvido por eles.

Fotos: André Carvalho/Smed/PMS