Curso de Formação Continuada para Professores no AEE

22 de jul de 2010 - dev

A Coordenadoria de Ensino e Apoio Pedagógico (CENAP) realiza nesta sexta-feira (23) a abertura do Curso de Formação Continuada para Professores no Atendimento Educacional Especializado (AEE), na Fundação João Fernandes da Cunha, sediada no bairro do Campo Grande. O curso terá a carga horária de 120 horas, sendo 80 horas presenciais com um ou dois encontros semanais, e no mínimo 40 horas em ambiente virtual – Moodle.

De acordo com o coordenador Ensino e Apoio Pedagógico da Secult, Manoel Calazans, o curso irá fornecer noções básicas do AEE e tem como principal objetivo possibilitar uma preparação inicial de 50 professores da rede, lotados nas escolas contempladas com salas de recursos funcionais, e também suprir essas escolas com profissionais para esse atendimento.

Cada escola deverá inscrever apenas um professor que atenda aos seguintes requisitos:

1) Ser professor da Rede;
2) Ter carga horária de 40 horas;
3) Assinar termo de compromisso para atuar na sala de recursos em sua unidade escolar ou outra que apresente essa demanda.

O Atendimento Educacional Especializado é um serviço da Educação Especial que tem a função de identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas, as quais se diferenciam daquelas realizadas na sala de aula comum, não sendo substitutivas à escolarização.

Esse atendimento complementa e/ou suplementa a formação do aluno com vistas à autonomia e independência na escola e fora dela e deve estar articulado com a proposta pedagógica do ensino comum ao longo de todo o processo de escolarização, constituindo oferta obrigatória dos sistemas de ensino. Deve ser realizado no contraturno ao do ensino regular, na própria escola ou centro especializado.