Desfile de moda afro na E.M. Comunitária do Bom Juá marca o Dia da Consciência Negra

20 de nov de 2019 - Jornalismo

Nesta quarta-feira, 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, a Escola Municipal Comunitária do Bom Juá (GRE São Caetano) realizou um desfile de roupas e indumentárias que remete à cultura africana com os estudantes da instituição. Essa foi uma das diversas atividades agendadas para esta semana que segue com programação sobre a temática até o próximo sábado (23).

“O Dia da Consciência negra existe para que as pessoas reflitam sobre o respeito que todos devem ter pelos negros, não só hoje, mas todos os dias”. Essa declaração da estudante do 5º ano, Evelin Souza dos Santos, de apenas 11 anos, reflete o trabalho que a gestão da Escola Municipal Comunitária Bom Juá desenvolve com seus alunos. Um projeto de valorização à cultura da paz e o respeito às individualidades.

Outra estudante também muito empoderada, Taiane Santos Silva, 9 anos, contou como se defende do preconceito. “Tem gente que faz bullying, mas eu não ligo. Tenho orgulho de ser negra. Deus que me deu esse tom de pele, não me sinto menor que ninguém”, disse.

Conforme o diretor Herson Conceição a temática da consciência negra é trabalhada o ano inteiro. “É um projeto interdisciplinar, no qual tratamos sobre o racismo e as formas de exclusão e não se restringe a uma data, nós trabalhamos assiduamente na escola principalmente a autoestima das meninas que sentem na pele diariamente a exclusão”, explica.

Fotos: André Carvalho/Smed/PMS