Destaques do Hall da Fama são premiados na OAF

09 de out de 2023 - Jornalismo

Estudantes da Rede Municipal do 1º ao 9º ano, que se destacaram no uso da Plataforma AVA, foram homenageados nesta segunda-feira (9), no auditório da Organização de Auxílio Fraterno (OAF). A premiação Hall da Fama, tem o objetivo de incentivar os alunos a explorarem cada vez mais o ambiente virtual, que também faz parte do processo de ensino e aprendizagem. O evento premiou 93 alunos, que se destacaram entre os meses de maio e agosto. Da Escola Municipal Elysio Athayde 13 alunos se classificaram na categoria.

Hall da Fama é uma atividade dentro do ambiente virtual de aprendizagem, onde os alunos resolvem desafios (material de estudos) de todas as disciplinas em formato de jogos. Os três estudantes que mais engajam e conseguem responder mais atividades durante o mês, são premiados. À medida que eles avançam vão recebendo moedas virtuais, para editarem o Avatar e atualizarem a residência virtual deixando o ambiente mais parecido com o perfil do aluno. No evento, os alunos que foram destaque ganharam diferentes kits escolares, jogos de tabuleiro, squeeze e fone de ouvido para quem teve maior desempenho.

“Nada substitui as atividades em sala de aula, mas a tecnologia é um suporte necessário para o aprendizado de nossos alunos e por isso utilizamos como estratégia complementar. Hoje temos alunos representantes de todas as gerências regionais, e isso é motivo de orgulho. Meus agradecimentos à diretoria pedagógica, aos professores e estudantes por toda dedicação, e empenho”, destacou o secretário municipal da Educação Thiago Dantas.

A vice-prefeita e secretária da Saúde, Ana Paula Matos, parabenizou a iniciativa dos alunos por estarem aproveitando a oportunidade de explorar o ambiente virtual em prol do aprendizado. “Essa é a educação que a gente espera, construindo pessoas, que têm a boa leitura, tem curiosidade de aprender cada vez mais, e respeita a ciência, mas sobretudo, que tem respeito pelo outro. Essas crianças têm talento e vão longe, que essa premiação de hoje sirva de incentivo para seus colegas”.

Emanuelle dos Santos Athayde, aluna do 7º ano da Escola Municipal Sebastião Dias, que se destacou em todos os meses da competição disse que o segredo é estudar muito e ter curiosidade para explorar o ambiente virtual. “Me interessei ainda mais pela plataforma, porque me ajudou com as atividades da sala de aula, o aplicativo esclarece as dúvidas e dá o suporte que eu preciso”, explicou.

O desempenho de Emanuelle, é resultado do seu interesse em aprender, do incentivo das professoras e dos familiares. Débora Athayde contou que a filha sempre teve uma rede de apoio em casa. “Peço aos pais que deem atenção às mínimas atividades que os professores ensinam na escola. Que busquem dar apoio aos filhos, usem a plataforma que é maravilhosa, ela veio acrescentar e muito no aprendizado dos nossos filhos”.

Conforme a gerente de Currículo e Ensino, Melissa Fabiana Barreto a premiação é mais um incentivo. “É o reconhecimento de um processo de autonomia dos estudantes, é muito da iniciativa deles, além claro, da motivação da escola, dos professores e familiares, mas é um resultado do desempenho dos alunos que se interessaram em avançar. Reconhecer que o ambiente virtual também é de aprendizagem é importante, meu desejo é que todos possam aproveitar”.

Jucineide Carvalho, coordenadora de Inovação Pedagógica da Smed explica a importância da participação dos estudantes e suporte da família e escola. “O que estamos fazendo aqui hoje é a validação do engajamento coletivo, o aluno se interessou em fazer, mas teve apoio da família, incentivo dos professores e coordenadores. As tecnologias fazem parte da nossa vida, e por isso ela deve estar presente no processo de ensino e aprendizagem. Então, a escola precisa tomar conhecimento de como utilizá-las para colaborar com o aprendizado dos estudantes”.

Fotos: Enaldo Pinto