Dia da África- Cidade pioneira no ensino de História da África e Cultura Afro-brasileira

24 de maio de 2005 - dev

Dia da África
Cidade pioneira no ensino da Cultura Afro-brasileira

Pedro Castro Filho

“Vamos reescrever a História do Brasil”. Com esta frase, o prefeito João Henrique definiu a iniciativa pioneira da capital baiana visando o aprendizado da História da África e Cultura Afro-brasileira em toda a rede municipal de ensino. O lançamento das diretrizes nacionais e locais para a implementação da Lei 10.639/03, que determina o ensino de História da África e Cultura Afro-Brasileira, ocorrerá no dia 25 de maio, Dia da África, às 9 horas, no auditório da Reitoria da UFBa. Na maior cidade negra fora do continente africano, em todas as 26 escolas da rede municipal que possuem turmas de 5ª a 8ª séries o ensino da História da África e Cultura Afro-Brasileira já é adotado. E esta prática já será colocada em sala de aula em todas as 361 unidades da rede municipal de ensino no início do segundo semestre deste ano letivo.

A História da África está sendo incluída de forma obrigatória na disciplina História e a Cultura Afro-brasileira é lecionada de forma transversal através de diversas disciplinas. Segundo a secretária municipal de Educação e Cultura, Maria Olívia Santana, esta iniciativa “de promoção da igualdade no espaço da sala de aula” teve uma boa repercussão nas comunidades escolares. “Esta ação é pioneira. E além das diretrizes nacionais, os docentes receberão as diretrizes locais, onde foram incorporadas experiências das ONGs que trabalham a questão. A intenção é fazer de Salvador uma referência nacional para este aprendizado”, afirma Maria Olívia Santana. A elaboração das diretrizes da rede municipal contou com a participação da UFBa- através do Centro de Estudos Afro-Orientais (CEAO/Ceafro).

PRESENÇAS

Estão confirmadas no evento que se realizará no dia 25 de maio as presenças do prefeito João Henrique, Maria Olívia Santana (secretária municipal de Educação e Cultura), Gilmar Santiago (secretário municipal de Reparação), artistas como Leci Brandão (representando a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial) e Jorge Portugal, Ubiratan Castro (Fundação Palmares), Naomar Almeida (reitor da UFBa), Jocélio Teles e Vilma Reis (Centro de Estudos Afro-Orientais-CEAO/CEAFRO-UFBa) e parlamentares. O encontro reunirá ainda secretários municipais de Educação da Região Metropolitana de Salvador, diretores, coordenadores e professores da rede municipal de ensino.