Dia da Consciência Negra: Confira a programação das escolas municipais

16 de nov de 2017 - Publicidade

Em 20 de novembro, data da morte de Zumbi dos Palmares, é comemorado o Dia da Consciência Negra. Durante todo o mês, estão ocorrendo diversas ações nas escolas da Rede Municipal com vistas ao debate acerca da ampliação dos direitos da população negra, combate ao racismo, empoderamento, entre outros aspectos. Uma dessas atividades foi o Desfile de Beleza da Escola Municipal Cristo Rei, em Cajazeiras (fotos).

Confira:

Diversas atividades marcam o Novembro Negro na Escolab do Subúrbio. Clique e confira!

.

Escola Elysio de Athayde: Invisibilidade e estereotipia da história e cultura negras são discutidos no projeto “A COISA FICOU PRETA!”. Saiba mais.

Marcha dos Estudantes pela Consciência Negra reunirá 800 alunos

Organizada pela Escola Municipal do Parque São Cristóvão Professor João Fernandes da Cunha, a Marcha dos Estudantes pela Consciência Negra vai reunir cerca de 800 alunos de unidades escolares da região, como as escolas municipais Osvaldo Godilho, Juiz Oscar Mesquita e 25 de Julho. O evento será no dia 20 de novembro, com saída às 8h30 das  escola organizadora, localizada na Rua Álvaro Pontes Bahia, e chegada na Praça da Matriz de São Cristóvão.

A Marcha será dividida em alas compostas por cada uma das escolas participantes e abordará temas como: A falta de bonecas e brinquedos com personagens negras, Criança negra pode ser o que quiser quando crescer, Protesto a favor da afirmação da estética Negra (cabelos e turbantes em especial), Defesa das ações afirmativas e de políticas públicas específicas para população negra, em especial no combate à anemia falciforme.

Clique aqui e leia mais.

“Novembro que te Quero Negro” movimenta escolas do Subúrbio

As escolas da Gerência Regional de Educação (GRE) Subúrbio II e Ilhas estão tendo diversas atividades relacionadas aos temas ligados ao Dia da Consciência Negra. O conjunto de ações, que envolvem desde o trabalho em sala de aula até em eventos para chamar a atenção para o tema, recebeu o nome de “Novembro que te Quero Negro”. Além das atividades organizadas pelas escolas, o Núcleo de Políticas Educacionais para as Relações Étnico-Raciais (Nuper) da GRE também está desenvolvendo ações, como a roda de conversa com a comunidade sobre a certificação quilombola em Botelho, o lançamento do projeto Perpetuando a Cultura Negra Suburbana, entre outras.

Escola Municipal Teodoro Sampaio realiza o II Congresso de Ética e Cidadania

Os alunos da Escola Municipal Teodoro Sampaio estão vivendo dois dias de muitas atividades voltadas ao Dia da Consciência Negra – foco do II Congresso de Ética e Cidadania organizado pela escola. O evento teve início na quinta (16) e encerra-se nesta sexta (17).

O primeiro dia começou com a abertura feita pela diretora Maria de Lourdes Torres, seguida por uma apresentação do Mestre Café e Orquestra de Berimbaus. Outras atividades, como palestras, mesa redonda, apresentações de teatro e dança, exibição de documentários, foram realizadas durante todo o dia.

Na sexta-feira, um dos destaques é a escolha do Garoto e da Garota Teodoro Sampaio. Haverá um desfile de manhã e no final da tarde, a divulgação dos vencedores. O dia também será marcado por várias atividades. Outro ponto alto do evento é a exposição de trabalhos desenvolvidos pelos alunos da escola.

Confira aqui a programação completa.

.

I Caminhada das Escolas Municipais da Liberdade ocorre na sexta (17)

A I Caminhada das Escolas Municipais da Liberdade será realizada nesta sexta-feira (17) e reunirá cerca de 400 estudantes. O objetivo é mostrar as ações desenvolvidas durante o ano de 2017 das unidades escolares localizadas no entorno do bairro da Liberdade que abordam diretamente a temática étnico-racial, o combate ao racismo, resgate da cultura afro-brasileira, e indígena, reconhecimento e valorização da diversidade.

Participam as escolas municipais Adalgisa Souza Pinto, Abrigo Filhos do Povo, Gisélia Palma, Nossa Senhora da Boa Fé, Pirajá da Silva, Nossa Senhora de Nazaré, Zacarias Boa Morte, Vila Vicentina e Josafá Carlos Borges. A concentração será à partir das 8h, ao lado do busto de Nelson Mandela, no Plano Inclinado da Liberdade. A caminhada sai às 9h e vai até a praça da Soledade. O evento conta com a parceria de:  Conselho Tutelar, Polícia Militar, Semur, CMCN, Prefeitura Bairro, Fanfarra da Escola Municipal Helena Magalhães, da GRE São Caetano, Creas, Guarda Municipal, Transalvador, Guarda Municipal.

Confira outras atividades: