Dia da Escola: uma homenagem a essa instituição imprescindível ao desenvolvimento humano

15 de mar de 2023 - Jornalismo

 

“O Dia da Escola homenageia uma das mais importantes instituições da vida das pessoas. A escola não é apenas um espaço físico, é muito mais que isso. É um lugar de acolhimento, de construção do conhecimento, de interação, de desenvolvimento e de aprendizagens que vão além dos conteúdos curriculares. É por meio da escola que construímos e aprimoramos os saberes necessários à convivência social, à atuação profissional. Temos, realmente que valorizá-la sempre, bem como a todas as pessoas que a compõem, por sua importância no desenvolvimento pessoal, na coletividade, na humanidade.

“Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar. É também criar laços de amizade, é criar ambiente de camaradagem, é conviver, é se “amarrar nela”!” (Paulo Freire)”

Adenildes Teles, diretora pedagógica da Smed


​”Hoje é um dia importante para a educação. Dia da Escola, do espaço humano, constituído com/por/para humanização. Espaço de socialização da cultura em direitos humanos, criatividade, acolhimento e transformação do mundo.”

Nestor Maia, coordenador pedagógico da GRE Orla


“Escola é lugar de transformação de vidas. É lugar de afetos, laços e aprendizagens. É lugar onde nos constituímos enquanto seres que são humanos!”

Gilmária Oliveira dos Santos, coordenadora pedagógica da GRE Cabula.


“​A escola é extremamente importante para nossa sociedade, porque proporciona um ambiente favorável à nossa evolução enquanto cidadãos e cidadãs. É o ambiente onde aprendemos como conviver com as diferenças, a aguçar a curiosidade, o desejo pela pesquisa e alimentar a vontade de mudar o mundo através da educação.
A escola é capaz de mudar vidas!”

Juçara Rosa de Araújo, coordenadora administrativa da GRE São Caetano


“Se tem um espaço mais rico de experiências e vivências: esse é a escola! Espaço vivo de trocas e aprendizados, de desafios e avanços, mas acima de tudo de formação de seres! E atribuir a importância e o valor desta instituição no seio da sociedade é e deve ser uma constante em nossa vida.”

Cassiane Gonzaga, coordenadora pedagógica da GRE Cajazeiras.