Em comemoração ao Dia da Família, a Escola Municipal Anfilófio de Carvalho, situada em Periperi, reuniu na terça-feira (16), familiares dos alunos para um café da manhã, seguido de oficinas de Alimentação Saudável, Defesa Pessoal, Primeiros Socorros, Artes e Contação de Histórias.
“O nosso olhar é de fraternidade, acolhimento, e mostrar para os pais que eles precisam participar da vida dos filhos na idade escolar. O objetivo desse encontro é fazer com que eles percebam a importância da escola, que aqui dentro estão seguros e que o caminho é a educação”, explica Cláudia Ribeiro, diretora da unidade, há 18 anos na Rede Municipal.
A dona de casa Ana Carina da Cruz Pimentel, 40 anos, tem três filhos matriculados na unidade. Para ela, o encontro foi um momento necessário para que os responsáveis se conheçam e se aproximem do ambiente escolar. “A família precisa se aproximar da escola, muitas mães e pais, por conta da correria do dia a dia, não tem essa oportunidade de estar na escola com frequência, então nesse momento dedicado à família é de troca de experiências, de entrosamento com os professores, de ver como os nossos filhos estão desenvolvendo o aprendizado, eu particularmente, acho que até as crianças ficam mais acolhidas com a presença dos pais na escola e acho também que toda escola deveria implantar esse projeto, de sempre reunir os familiares”, sugeriu.
A aluna Helena Simões dos Santos da Silva, 6, primeiro ano, gostou muito de ter a presença da mãe na escola, fazendo atividades com ela. “legal, divertido porque amo tanto minha mãe e participar desse dia na escola com ela foi muito bom. Que ela possa vir mais vezes”, disse.
A vice-diretora, Bárbara Cristina Lima de Santana, afirma que a Organização das Nações Unidas (ONU), preconiza que as escolas não podem viver sem as famílias e por isso existem, três comemorações para o dia da família, dias 28 e 29 de abril é o dia da família na escola, 15 de maio Dia Mundial e 8 de dezembro é o dia Nacional da família.
“Família é a primeira instituição que o ser humano faz parte, depois vem a sociedade. Nós enquanto escola, não podemos andar sem a família e hoje é dia de comemorarmos também a diversidade, pois a família hoje é heterogênea e finalmente chegamos o dia de compreender que mãe é amor, independente de sexo, mãe é coração, carinho, atenção e cuidado, e neste momento precisamos falar com a sociedade que estamos enxergando essas mudanças”, explica Bárbara.