Dia da Leitura da Família na Escola mobiliza comunidades escolares

29 de out de 2007 - dev

Pela primeira vez em Salvador, foi celebrado com pais, alunos, diretores, professores e estudantes da rede municipal de ensino o Dia da Leitura da Família na Escola, instituído através da portaria 425/2007, assinada pelo secretário municipal de Educação e Cultura, Ney Campello. Na mesma data, 29 de outubro, também é comemorado o Dia Nacional do Livro. Hoje (29) aconteceram diversas atividades nas escolas e na Praça Municipal visando proporcionar a integração da família com a comunidade escolar, promovendo o hábito da leitura de forma prazerosa.

Em todas as 368 unidades da rede municipal de ensino as portas foram abertas aos pais e responsáveis pelos alunos, que participaram de palestras e atividades como apresentações teatrais, de dança e contação de histórias realizadas pelos alunos. Os pais também participaram de dinâmicas de grupo de leitura.

Às 10h00, na Escola Municipal Suzana Wesley, na Boca do Rio, por exemplo, a professora Elba Maria Leite Gomes (INEP) realizou palestra sobre a importância da atuação dos pais para incutir o hábito da leitura nos alunos. Cerca de 200 pais e responsáveis participaram da ação. Elba enfatizou que devem ser superados obstáculos como dificuldades financeiras para a aquisição de livros, pois hoje existem inúmeras bibliotecas e projetos através dos quais são doados ou emprestados livros.

Já as 14h00, na Praça Municipal, ocorreu a abertura da Feira do Livro, uma parceria da Secretaria Municipal da Educação e Cultura e Fundação Gregório de Mattos. Na ocasião, a Editora Paulus desenvolveu mais uma etapa da distribuição gratuita de livros para alunos do sistema municipal de ensino. No total, a editora está entregando 28.000 títulos às escolas da rede.

Também foram realizadas apresentações culturais dos estudantes. E, além da participação de editoras, a Feira do Livro também conta com a presença de movimentos sociais, como a Biblioteca Comunitária do Calabar.

Participaram nesse primeiro dia da feira cerca de 400 alunos dos seguintes colégios: Teresa Cristina, Manoel Francisco, Amai Pró, Barão do Rio Branco, Municipal da Palestina, Tenente Almir, Colina do Mar, João Lino e Vivaldo da Costa Lima.

Segundo o secretário municipal de Educação e Cultura, Ney Campello, “a televisão tem ocupado um espaço muito grande na vida familiar, isolando os parentes. Proponho que os pais combinem com seus filhos uma hora a menos de televisão diariamente e que em seu lugar pais e filhos realizem o hábito da leitura”, frisou.

Segundo o presidente da Fundação Gregório de Mattos, Paulo Lima, a Feira do Livro é a “culminância de uma série de ações realizadas no Ano Municipal da Leitura. Por três dias, ocuparemos a praça com atividades culturais e muita leitura”, frisou.

O Dia da Leitura da Família na Escola integra as atividades do Ano Municipal da Leitura, instituído através da Lei nº 7097/2006. Diversas ações de fomento à leitura têm sido realizadas pela Secretaria Municipal da Educação e Cultura, Fundação Gregório de Mattos e Comitê Gestor do Ano Municipal da Leitura, formado por representações do empresariado e da sociedade civil organizada.