Dia da Poesia é comemorado por estudantes

11 de mar de 2009 - dev

No próximo sábado (dia 14) é o Dia Nacional da Poesia que, não por acaso, coincide com a comemoração do nascimento do grande escritor baiano Castro Alves. Para comemorar a data, na próxima sexta-feira (dia 13), alunos da Escola Municipal Maria Quitéria visitam a Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC), para declamar textos do poeta e de autoria própria, aos servidores e funcionários do órgão central, instalado nas dependências da antiga casa de Castro Alves.

Neste mesmo dia (sexta-feira), os estudantes Mateus Alves Pinheiro, Sâmara Ferreira Pereira e Luiz Carlos Santos de Jesus autores dos livros “O Pássaro de Fogo”, “A Princesa e o Gambá” e “A Espada Mágica e o Rei”, respectivamente, farão uma tarde de autógrafos na Escola Municipal Vila Vicentina (Soledade), a partir das 15h. O encontro, que terá apresentação do coral da unidade de ensino, marca o lançamento dos livros para a rede.

As obras foram resultado do Projeto Pequenos Escritores, desenvolvido pela escola durante o ano de 2008 com o objetivo de estimular a prática da escrita através da elaboração de contos e histórias. As três melhores criações viraram livros, publicados este ano pela editora SEG LIVROS. Segundo a diretora da unidade, Patrícia Costa, para despertar o interesse das crianças pela leitura e escrita é preciso sugerir atividades criativas e envolvê-las no processo de produção.

Sobre o Poeta

Antônio Frederico de Castro Alves (1847-1871) ficou conhecido como o “poeta dos escravos”. Lutou pela abolição da escravatura e foi um grande defensor do sistema republicano de governo. Poeta do Romantismo e autor de obras como “Navio Negreiro” e “Espumas Flutuantes” foi movido pelo amor e pela luta por liberdade e justiça.