Dia do Diretor: GRE Suburbio I realiza encontro com palestra sobre inteligência emocional

14 de nov de 2019 - Jornalismo

A Gerência Regional de Educação (GRE) Subúrbio I realizou na manhã da terça-feira (12), o II Encontro com Diretores Escolares, em homenagem ao Dia do Diretor, celebrado em 12 de novembro. Na ocasião, foram debatidos assuntos referentes a jornada ampliada, seminário “Boas Práticas”, “Aprova Brasil”, “Aprova Salvador”, reuniões N3, bem como foi apresentada a agenda de Novembro da GRE.

O ponto alto da reunião foi a palestra “A inteligência emocional nas relações interpessoais”, realizada por Caroline Leão, neuropsicopedagoga, assessora pedagógica da Sumus Educação. De acordo com a coordenadora pedagógica da GRE Subúrbio I, Jacirema Piedade, o objetivo da ação foi prestar uma homenagem aos diretores. “Agregamos algumas informações gerenciais e pedagógicas, mas o intuito foi valorizar o profissional com um momento de reflexão e aprendizagem, tratando de um assunto que pode fazer a diferença no seu dia a dia, tanto no âmbito pessoal quanto no profissional”, destaca.

Responsável pela palestra, Caroline Leão explica os benefícios que a inteligência emocional pode trazer para a relação dos diretores com toda a comunidade escolar. “Não saber resolver certas situações com equilíbrio, controlando aquilo que está sentindo e respeitando o outro pode gerar grandes conflitos. Temos que estar preparados emocionalmente para lidar com tantas diferenças, entendendo que somos seres diferenciados e que todos os dias conexões são feitas em nossas funções cerebrais para serem atribuídas a essas emoções, sentimentos e pensamentos que podem nos levar a um comportamento adequado ou não”, explica.

Durante o encontro, os diretores falaram sobre suas experiências em sala de aula, sobre conflitos e a forma que se relacionam com a comunidade escolar. A gestora do Subúrbio 360, Celma Vitória, citou o livro de Daniel Goleman e o que ele pontua sobre sentimentos e emoções. “Quando eu li o livro ‘Inteligência Emocional: a teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente’, foi que me atinei sobre como é importante estarmos atentos para saber identificar os nossos próprios sentimentos e os dos outros, justamente para melhorar as nossas relações. Não é um exercício fácil, mas aos poucos a gente vai se percebendo e aprendendo a lidar com tantas emoções”.

A neuropsicopedagoga enfatizou ainda que o essencial é ter auto responsabilidade e autoconhecimento. “É preciso entender que você é único, mas faz parte de um todo e para este todo não adoecer, você presa se cuidar primeiro e não responsabilizar o outro por uma responsabilidade que é sua”, finalizou.