Dia Mundial da Alimentação é comemorado na E.M. Senador ACM

19 de nov de 2019 - Publicidade

Uma exposição de frutas e verduras, profissionais da área de nutrição falando sobre a quantidade de gordura, sal e açúcar presentes na composição de alimentos industrializados e uma variedade de atividades envolvendo toda a comunidade escolar marcou o evento em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação, realizado na quinta-feira (15), na Escola Municipal Senador Antônio Carlos Magalhães, localizada na Vasco da Gama (GRE Orla). Durante a manhã inteira, os estudantes aprenderam a montar refeições ricas em elementos nutricionais, participaram de jogos com perguntas sobre alimentação saudável e se deliciaram com macarronada ao molho de beterraba e sanduíche natural, produzidos na oficina de culinária.

Presente na comemoração, o secretário da Educação Bruno Barral, destacou a importância de os alunos aprenderem nas escolas também sobre hábitos alimentares saudáveis. “É importante que se comece desde cedo essa prática de conscientização sobre a alimentação saudável. Hoje temos um investimento na ordem de mais de 50 milhões em alimentação escolar para mais de 140 mil crianças, são 200 mil refeições servidas todos os dias na rede municipal de educação. E tudo isso acontece porque temos uma equipe de nutricionistas envolvidas e empenhadas em cuidar da alimentação das crianças. Salvador hoje faz história pela seriedade e competência com que trata a alimentação escolar. Somos exemplo nacional”, destacou Barral.

Conforme a coordenadora de alimentação da Smed, Emília Coelho, a proposta desse evento é que os estudantes possam reconhecer as propriedades nutricionais, estimular as crianças a pegarem no alimento, cheirarem, mostrar a importância das frutas e verduras na alimentação. “Hoje temos a feira do conhecimento onde colocamos na exposição frutas e verduras da nossa região, fizemos uma oficina de culinária, ensinamos a fazer sal de ervas como sugestão para reduzir o consumo de sal nas refeições. Eles se divertem e aprendem ao mesmo tempo. Quando temos um filho ensinamos a falar, caminhar, então tem que ensiná-los a comer bem. Principalmente na fase infantil. Temos crianças obesas, hipertensas, com doenças que só eram identificadas na fase adulta. Olhem no seu lixo se tiver mais embalagem, a alimentação está errada. Tem que ter mais cascas, essa é a forma correta”, explicou.

Além de diversão, a manhã foi de muito aprendizado. A estudante Evellin Pacheco,9 anos, está ciente que biscoito recheado não contribui em absolutamente nada e que o café da manhã é importante para ter disposição na sala de aula. “Aprendi que temos que comer frutas e verduras, arroz e feijão para ficar forte, não podemos ficar sem tomar o café da manhã e biscoito recheado só de vez em quando porque faz mal à saúde”, afirmou. Kevin Saraiva, 10 anos, degustando um saboroso sanduíche natural, está decidido a reduzir o consumo de biscoito recheado. “As frutas, legumes e verduras evitam doenças. Eu gostava muito de biscoitos, na verdade ainda gosto, mas comer frutas é mais importante pro meu desenvolvimento”, disse.

A nutricionista da GRE São Caetano, Ana Lúcia Nascimento, fez avaliação antropométrica nas crianças e verificou que algumas estão com excesso de peso. “Estamos verificando peso e estatura, dando orientações sobre alimentação mais saudável, a importância da qualidade do sono, de beber água. Aproveitamos para dar orientações aos que estão acima ou abaixo do peso, para que já tenham uma noção e modifiquem um pouco o conceito de alimentação que eles tem. Devo ter avaliado umas 20 pessoas e, dessas, 10% estão com excesso de peso. Mesmo a unidade tendo acompanhamento de nutricionistas, observamos que tem o consumo de guloseimas, eles aceitam a refeição da escola, mas continuam comendo os alimentos ultra processados. Em casa não têm a mesma rotina da escola, que nós possamos refletir como estamos conduzindo a alimentação dos nossos filhos”, destacou.

Para a gestora da Escola Municipal Senador ACM, é uma grande alegria poder mostrar aos pais e alunos a importância da alimentação saudável. “Essa orientação nutricional é de grande importância pela questão do cuidado com a saúde. Poder contribuir com essa outra parte da educação é bom demais. Começamos com crianças pequenas e a ideia é que passem a formar as mentalidades a partir de agora”, conta a diretora Ivone Carlos.