Por que você não desistiu? Com esse questionamento, a Escola Municipal da Engomadeira produziu alguns vídeos com os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e postou nas redes sociais. O depoimento de cada estudante, explicando o motivo de não ter desistido de estudar, tem o objetivo de estimular outras pessoas a retornarem para a sala de aula. No Dia Municipal da EJA, comemorado neste 19 de setembro, diversas escolas realizarão eventos para acolher essa turma corajosa e determinada, que depois de um dia de trabalho ainda encontram forças para frequentar uma sala de aula.
Na Municipal da Engomadeira, os professores trabalharam em sala a caminhada de Paulo Freire na educação de jovens e adultos, mostrando para os educandos a importância do Patrono da Educação. As comemorações não param por aí, na noite desta terça-feira, os estudantes serão agraciados com um jantar, com cardápio especial, à base de massas. A escola será ambientada como um restaurante e a equipe escolar servirá os alunos.
A rede municipal possui 9.378 alunos matriculados nesse segmento, com faixa etária entre 15 e 86 anos. Esses escolheram não desistir e recuperar o tempo perdido. “Sei que as dificuldades são grandes, mas sei também que a vontade de seguir é maior. Que essa vontade possa contagiar estudantes professores e gestores”, afirma Jaciara Araújo, gestora da Escola Municipal da Engomadeira.
A Gerência Regional de Pirajá reunirá estudantes de cinco unidades escolares para apresentarem a culminância de um projeto coletivo inspirado em Paulo Freire. O Sarau Cultural busca fortalecer o protagonismo, valorizar os diversos saberes dos estudantes e possibilita a partilha de expressões artísticas por meio da dança, música e poesia. O evento será realizado na Escola Municipal Cleriston Andrade, unidade que receberá nesta noite, alunos das escolas Sociedade Fraternal, Alexandrina Pita, Afrânio Peixoto e Arlete Magalhães.
A Escola Municipal Alexandre Leal Costa vai celebrar o dia da EJA com as oficinas Escritores da Liberdade e Colcha de Retalhos, atividade realizada em sala de aula, onde os alunos desenvolvem pintura no tecido, expressando seus sentimentos. A culminância desse projeto será no final do ano, quando cada quadrado de tecido dará forma a uma colcha de retalhos que ficará na exposição.
Fotos: Enaldo Pinto