Dia Nacional da Poesia é celebrado nesta sexta-feira

14 de mar de 2008 - dev

Hoje (14), a Secretaria Municipal da Educação e Cultura foi um verdadeiro palco de homenagens ao Dia Nacional da Poesia. O grupo A Confraria dos Tios recitou poesias pelos corredores e salas da casa amarela, sede da SMEC, onde o poeta Castro Alves morou e o grupo Kalaboca Cia de Teatro apresentou um esquete do espetáculo “Leonídia, a musa infeliz de Castro Alves”.

Durante o evento foram declamadas belas poesias de autores consagrados como, Oswald de Andrade, Abdias Nascimento, Vinícius de Moraes, Patativa do Assaré e Castro Alves. Além da apresentação dos atores e poetas dos grupos, alguns expectadores se arriscaram a recitar poesias, tornando a festa mais agradável e descontraída.

Para o subsecretário de Educação e Cultura, Eliezer Cruz, “essa atividade cultural é grandiosa e a gestão do secretário Carlos Soares vai priorizar eventos dessa natureza. Parabéns aos organizadores, parabéns aos atores e parabéns pelo dia da poesia”, declarou.

O Dia Nacional da Poesia lembra o nascimento do grande poeta baiano Castro Alves. Antonio de Castro Alves nasceu em 14 de março de 1847 na comarca de Cachoeira, na Bahia, e faleceu em 6 de julho de 1871, em Salvador. Poeta do Romantismo foi autor de obras, como o “Navio Negreiro”, ”Os Escravos” e “Espumas Flutuantes”. Sua arte era movida pelo amor e pela luta por liberdade e justiça.