Dipe e GREs debatem estratégias pedagógicas para aperfeiçoamento do ensino-aprendizagem

07 de set de 2023 - Jornalismo

Coordenadores pedagógicos das gerências regionais de ensino se reuniram nesta quarta-feira (6) para discutir dados avaliativos de aprendizagem dos alunos da Rede Municipal de Salvador. Intitulado “Aprenda a ler as histórias que os números contam”, o evento focou nos resultados do terceiro simulado do Aprova Brasil, projeto implementado pela Secretaria Municipal da Educação (Smed), em parceria com a Soluções Moderna, com foco na gestão e aprimoramento do ensino-aprendizagem dos estudantes do 5° e do 9° ano. Os debates contaram com a participação de equipes técnicas da Diretoria Pedagógica (Dipe).

Em linhas gerais, os dados indicam avanços conquistados pela Rede, principalmente no quesito engajamento, que chegou a 92% no simulado de Língua Portuguesa e a 90% em Matemática, no 5° ano. “Esse é um feito inédito em uma capital, uma rede complexa como a de Salvador”, destaca Ana Sueli Pinheiro, responsável pela mentoria. “Estamos identificando um momento muito especial na rede pública soteropolitana”, diz. Ela explica que durante o ano, o projeto realiza quatro simulados, cujos resultados são analisados junto à Dipe e às GREs, bem como em encontros formativos com professores.

Durante o encontro, foi apresentado o detalhamento dos descritores avaliados com objetivo de subsidiar o desenvolvimento de estratégias de intervenção. Posteriormente, cada GRE explanou os trabalhos realizados e foram traçadas as próximas ações de aperfeiçoamento do processo de ensino-aprendizagem. “É um trabalho coletivo, que utiliza estratégias mais assertivas, potencializando as chances de resultados positivos”, afirma Cátia Verônica Dantas, diretora pedagógica da Smed.

A coordenadora de Ensino Fundamental Anos Iniciais da Smed, Vanessa Magalhães, destaca a importância do trabalho a partir de dados. “O diálogo com as GREs sobre engajamento e aproveitamento das avaliações favorece a intervenção em tempo hábil para o alcance de melhores resultados da aprendizagem. A cultura da análise dos dados tem sido atividade permanente em todas as instâncias da Rede Municipal e temos vislumbrado bons frutos disso”, ressalta.

Na GRE Pirajá, a gestão dos resultados dos simulados do Aprova Brasil começa mesmo antes das devolutivas. Como a plataforma é aberta aos profissionais, os profissionais da GRE analisam os dados e elaboram encaminhamentos e estratégias para diálogos com a equipe gestora de cada unidade escolar – percurso desenvolvido pelas coordenadoras líderes da regional. A pedagoga Márcia Reis é uma delas e relata que as propostas de intervenção são traçadas com as escolas, que podem desenvolver ações mais específicas junto aos professores com objetivo de atender as demandas individuais dos alunos. “Com isso, é possível potencializar os resultados através do aprimoramento do ensino-aprendizagem”, frisa. Ela cita que o envolvimento das unidades escolares daquela regional tem sido cada vez maior, de forma que o engajamento deu um salto de 31 pontos percentuais no simulado 3, que foi de 90%, comparativamente aos 59% registrados no simulado 2. “As devolutivas do Aprova contribuem muito para a compreensão dos dados pelos docentes, assim como as estratégias que são compartilhadas pelos formadores auxiliam na recuperação de descritores críticos.”

“Os simulados do Aprova Brasil permitem uma análise fidedigna e detalhada da apropriação do conhecimento por parte dos alunos. É uma verdadeira radiografia que aponta onde é necessário intervir”, afirma Aline Ferreira, coordenadora pedagógica regional da GRE São Caetano. Ela cita que, além dos simulados, o projeto tem materiais físicos e uma plataforma interativa que auxiliam na definição de estratégias pedagógicas para o trabalho em sala de aula. São propostas definidas, inclusive, por descritores, tornando a intervenção mais eficiente, uma vez que se direcionam aos pontos críticos. “Em nossa regional temos realizado plantões pedagógicos e encontros formativos com as duplas gestoras e professores do 5° com o objetivo de elevar a aprendizagem dos alunos e alunas de nossas escolas”, ressalta.

O encontro foi realizado em dois turnos, sendo o matutino voltado aos dados do 5° ano e o vespertino, aos dados do 9° ano. “Entender os resultados que os simulados revelam nos dão pistas para pensar os processos formativos que atendam às demandas do cotidiano escolar e seus processo de ensino e aprendizagem”, destaca Mariana Santos, coordenadora de Formação Continuada da Smed.

APROVA BRASIL – O projeto Aprova Brasil abrange 324 escolas da Rede Municipal de Salvador, 747 turmas do 5º e do 9º ano, que somam 21.317 estudantes. A ação contempla livros didáticos de Língua Portuguesa e Matemática (versões impressa e digital), vídeos e atividades complementares em plataformas digitais da Soluções Moderna e o Aprova Games para os estudantes do 5º Ano com jogos e atividades lúdicas relacionadas às lições trabalhadas em sala de aula. Além dos quatro simulados anuais e as respectivas monitorias e formações para estratégias de aperfeiçoamento do processo de ensino/aprendizagem.

Texto: Josiane Schulz/Ascom/Smed
Fotos: Otávio Santos/Ascom/Smed