E. M. Francisco Leite realiza lives para celebrar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo

05 de abr de 2021 - Jornalismo

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril, ganhou programação especial na Escola Municipal Francisco Leite, localizada no bairro de Águas Claras. A organização ficou por conta do Serviço de Orientação Educacional (SOE) que realiza nesta segunda-feira (5), às 20h, um workshop virtual que abordará o tema “Como funciona o cérebro autista”, o bate papo será com o pai atípico Felipe Augusto Asperger. O endereço do link de acesso será disponibilizado minutos antes nos grupos de mães, pais ou responsáveis da escola.

Essa é a segunda live. A primeira foi realizada na quinta-feira (1º) com a cantora Vivian Assis, cantora autista, e sua mãe Sandra. Na oportunidade, elas dividiram com o público suas experiências e descobertas, reforçando que o apoio da família é imprescindível para o desenvolvimento sensorial.

Iniciativa da coordenadora do SOE, Joelma Nascimento, os encontros têm como finalidade conscientizar e informar as famílias sobre as necessidades especiais da criança com autismo. Mãe de um menino autista, Joelma afirma que mesmo com a ajuda de uma equipe multidisciplinar para cuidar do desenvolvimento do sistema sensorial do autista, o suporte da família é essencial. “A partir do momento que a família aprende a lidar com a criança com transtorno do espectro autista, ela vai ajudar na conquista da sua autonomia. Acredito que essa roda de conversa vai esclarecer dúvidas importantes aos familiares”, ressalta a coordenadora.