E M Governador Roberto Santos divulga resultado do concurso ‘’Escrevivências Negras’’

24 de maio de 2021 - Jornalismo

A Escola Municipal Governador Roberto Santos, localizada no bairro do Cabula, entrega nesta semana os prêmios do concurso “Escrevivências Negras’’. O objetivo do concurso foi incentivar a leitura e escrita, através de obras que abordassem a temática étnico-racial. Participaram dez alunos com premiação para os 1º e 2º lugares.

De acordo com a professora de Língua Portuguesa, Julice Vieira de Jesus, o concurso ocorreu em duas etapas. A primeira etapa previa a leitura de uma obra escolhida por eles e posteriormente redigir uma carta para o autor do livro. Na segunda etapa, os participantes apresentaram um desenho retratando a obra. “O critério de avaliação foi criatividade, ineditismo, relação com a obra a respeito dos direitos humanos. O que chamou a atenção da banca examinadora foi a sensibilidade e envolvimento deles com as histórias”, explicou Julice.

Bruno Adriano Ferreira, de 14 anos, adora participar de concursos e ficou muito feliz em ganhar em 2º lugar. O livro que ele escolheu foi ‘’Cabelo bom é o quê?”, de Rodrigo Goeks. “Eu aprendi que não existe cabelo bonito ou feio. Fiz um livro junto com vários desenhos, mostrando vários tipos de cabelo”, contou.

Já Suamy Carvalho, de 14 anos, que se classificou em 1º lugar escolheu o livro Menina Bonita do Laço de Fita, de Ana Maria Machado. “Eu me senti honrada em participar do concurso, porque além de poder ler o livro que eu tanto queria, pude ter o grande prazer de escrever uma carta para autora do livro. Eu fiquei muito alegre, e pude perceber que todo esforço tanto em fazer a carta, quando o desenho, valeu a pena”, comemorou.