E. M. Ricardo Pereira recebe ações do Projeto Vivências

25 de nov de 2019 - Publicidade

No último sábado (23), foi realizada na Escola Municipal Ricardo Pereira em Cajazeiras VIII mais uma etapa do projeto Vivências – ação da Prefeitura de Salvador onde são disponibilizados serviços para as famílias integrantes do Primeiro Passo, programa que disponibiliza um benefício para as famílias de crianças de 0 a 5 anos que ainda não foram inseridas na rede municipal de ensino. Durante toda a manhã de sábado, 11 escolas atuaram simultaneamente com atendimentos e orientações de nutricionistas, especialistas da área de educação e saúde.

Para ser beneficiada pelo Programa Primeiro Passo, a criança não pode estar matriculada na rede pública, nem conveniada. A ação foi realizada pela Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), com apoio das secretarias municipais da Educação e de Promoção Social e Combate a Pobreza (Sempre), dentre outros órgãos.

O vice-prefeito Bruno Reis explicou o motivo e a importância do encontro. “Estamos aqui hoje para reforçar o quanto é importante oferecer um serviço da melhor qualidade para as famílias, é isso que compensa a nossa luta, poder influenciar de forma positiva na vida das pessoas. O Programa Primeiro Passo chegou a ter 30 mil beneficiários, hoje são 25 mil, porque é algo transitório, o objetivo é oferecer a vaga definitiva na rede conveniada ou particular para que as crianças possam estudar. Só a educação liberta e é capaz de dar condições para enfrentar as dificuldades da vida e realizar sonhos”.

“É extremamente importante esse elo entre comunidade e escola. Nosso principal objetivo é colocar a criança na escola, na creche, enfim inseri-la em nossa rede de ensino. Hoje estamos aqui com atendimento de várias secretarias conhecendo esse público para que a gente continue evoluindo. Essa é mais uma ação do prefeito ACM Neto e do vice Bruno Reis que vêm fazendo um grande trabalho”, destacou o secretário municipal da Educação, Bruno Barral.

Conforme a titular da SPMJ, Rogéria Santos, responsável pela organização das Vivências, esses encontros ocorrem semestralmente e são pré-requisitos para as famílias continuarem recebendo os benefícios. “É nesse momento que a gente reúne a família e acompanha o desenvolvimento dessa criança. Aqui os pais passam por uma bateria de acompanhamentos tanto da Secretaria de Saúde, quanto da Educação, da Assistência Social e da própria SPMJ. Então são crianças, cujas famílias recebem o benefício para que pais e mães possam matricular seu filho numa creche no bairro, enquanto eles trabalham. À medida que a oferta de vaga surge, essas crianças vão sendo remanejadas”, explicou Rogéria.

Fotos: André Carvalho/ SMED/ PMS