Educação em Pauta discute violência nas escolas

26 de maio de 2009 - dev

Atentos à onda de violência registrada em diversas escolas do Brasil, inclusive nas escolas particulares, a Secretaria Municipal da Educação e Cultura – SMEC propõe um amplo debate sobre o tema na sétima edição do programa Educação em Pauta. O evento acontece amanhã (dia 27), às 8h30 no auditório da Faculdade Visconde de Cairu.

Segundo o secretário de Educação, Carlos Ribeiro Soares, embora não haja registro de casos mais graves na Rede Municipal de Ensino, é do conhecimento de todos que a violência ronda as escolas e no dia a dia coloca diretores, coordenadores, professores, alunos e pais de alunos em situação de risco.

O secretario vai abrir o evento que conta com a participação de professores, diretores, coordenadores regionais e pedagógicos que poderão trocar informações e experiências no combate à violência. Para o secretário “a inexistência de um ambiente de paz, próprio para o aprendizado, dificulta a relação ensino-aprendizagem, impacta negativamente no trabalho realizado pelos educadores, e, por conseqüência natural, também no desempenho dos estudantes”.

Nesta edição, a palestra que abordará a temática da violência nas escolas será ministrada pelo assessor jurídico da 1ª Vara da Infância e Juventude, Marcel Mariano, o mesmo palestrante que participou da terceira edição do programa com o tema “A Importância da Escola no Combate à Violência Infanto-juvenil”.

A intenção do programa é estreitar a relação entre os profissionais da educação que convivem mais próximo às comunidades e conhecem de perto as necessidades de cada uma. Com isso, é possível desenvolver ações e políticas públicas destinadas ao incentivo da qualidade da educação de Salvador.

Campanha um Toque de Paz

No encontro haverá o lançamento da campanha Um Toque de Paz que acontece no próximo dia 04 de junho, a partir das 10h quando todas as escolas da rede estarão desenvolvendo diversas ações organizadas pelos estudantes e professores incentivando a promoção do cultivo e da cultura da paz nas unidades escolares. Entre as ações estão apresentações de paródias, teatro de fantoches, exposições de desenhos feitos pelos estudantes, caminhadas e brincadeiras.

A campanha Um Toque de Paz faz parte das atividades do programa Educação em Pauta, lançado em 2008, que visa estreitar o relacionamento da SMEC com o público interno, além de promover encontros mensais que abordam temas relacionados à realidade organizacional, ao bem estar dos profissionais de educação, bem como assuntos emergentes na comunidade interna.