Educação inclusiva é discutida em encontro

14 de maio de 2009 - dev

Cuidado dos Educandos e dos Educadores Dentro e Fora da Escola. Este é o projeto voltado à educação inclusiva desenvolvido pela Coordenadoria Regional de Educação (CRE) Liberdade. Há cinco anos esta CRE, em parceria com algumas instituições como: CEEBA, PESTALOZZI, APAE, CEPRED, COAP, CAPSIA e Instituto de Cegos, promovem ações voltadas à inserção de alunos deficientes na Rede Municipal de Ensino.

O projeto visa elaborar um trabalho de qualificação para os professores, bem como desenvolver atividades específicas em salas de aula. Segundo a coordenadora, Joselane Bahia, as escolas da municipais possuem vagas para os alunos especiais e por isso a necessidade de manter uma equipe qualificada para atender este público. “Hoje a nossa CRE possui 64 educandos com deficiência declarada, sendo que 25 deles são deficientes mentais”, conta.

Para que isso ocorra, as instituições, os gestores e coordenadores pedagógicos participam de workshop e orientações nos horários da atividade complementar. Além disso, os professores, coordenadores, diretores e vice-diretores também se reúnem para debater o assunto e as tarefas que devem ser aplicadas durante as aulas. No dia 20 de maio, às 14h, haverá um novo encontro na sala e reuniões do CAPsia, localizado no bairro do IAPI.