Educação Infantil é tema de encontro

22 de maio de 2009 - dev

O acesso à educação infantil em creches e pré-escolas é fundamental para o desenvolvimento de capacidades, habilidades e conhecimento da criança. É nesta fase inicial que meninos e meninas aprendem a desenvolver a socialização, sua personalidade e, também, a inteligência. Na Rede Municipal de Ensino, os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) têm investido, cada vez mais, na capacitação de educadores com intuito de garantir às crianças um acompanhamento pedagógico de qualidade.

Nesta semana, a Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC) promoveu dois eventos abordando o assunto. Hoje (sexta-feira), os auxiliares de desenvolvimento infantil marcaram presença na Faculdade Visconde de Cairu, nos Barris, para discutir o tema “Educação Infantil: uma tarefa conjunta e recíproca”. Todos participaram ativamente, fazendo perguntas e citando exemplos de comportamentos dos alunos.

Segundo a coordenadora do Programa de Educação Infantil, Solange Mendes, os CMEIS valorizam os princípios cuidar, educar e brincar. “As crianças da rede precisam de um atendimento diferenciado porque a maioria tem problemas familiares, principalmente com a alimentação. As atividades realizadas em salas de aula devem ser direcionadas para o desenvolvimento emocional e cognitivo, por isso a importância deste encontro”, explica.

Entre as ações promovidas pela SMEC, voltadas à instrução dos educadores, há o Projeto de Formação Continuada e a Troca de Experiências, onde os professores reúnem as atividades realizadas em salas de aulas e socializam entre os CMEIS. Ainda de acordo com Mendes, o ambiente escolar também deve ser adequado para receber os alunos. “Nas nossas escolas, por exemplo, temos o kidsmart (programa de informática doado pela IBM)”, conta.

Durante a palestra a psicóloga Vanilza Jordão Silva afirmou que os educadores têm a responsabilidade de contribuir para o desenvolvimento da criança. “Temos que lembrar que se ela for mal direcionada e mal escutada pode ter o seu futuro comprometido”, diz.

Outra ação foi o Fórum organizado pela CRE Itapuã, ontem (quinta-feira), no Instituto Municipal de Ensino Professor José Arapiraca (IMEJA). Neste seminário, os professores, coordenadores pedagógicos e diretores desta coordenadoria discutiram duas temáticas: educação infantil e o processo de construção da língua escrita, letramento e alfabetização. Este último questionou a importância de criar um ambiente propício para educação infantil.