Educação no 7 de Setembro

04 de set de 2009 - dev

Cerca de 400 alunos da rede municipal vão dar um toque especial no desfile de 7 de Setembro. Na próxima segunda-feira, fanfarras de cinco escolas da prefeitura irão acompanhar os dois mil homens da Polícia Militar, que vão passar pela Avenida Sete e seguirão até a Praça Municipal, em comemoração ao 187º aniversário da Independência do Brasil.

A Escola Municipal Teodoro Sampaio foi convidada pelo Batalhão da Polícia Militar para fazer parte do pelotão principal do desfile. Segundo a PM, a unidade foi contemplada porque fica localizada em uma área de risco e se destaca pelo desenvolvimento de ações sociais no combate à violência. Os atabaques, bumbos e trompetes das escolas Arlete e Helena Magalhães, Fazenda Coutos e Municipal de Bananeiras também acompanharão a caminhada.

Resgate da identidade nacional

O coordenador pedagógico da Secretaria Municipal da Educação, Manoel Calazans, vê essa participação das escolas no 7 de Setembro como resgate de um costume que nunca deveria perder força. Segundo ele, a relação entre a sociedade e a pátria se desgastou após o regime militar. “É importante trazer de volta o respeito à bandeira nacional e a identidade do nosso país”, desabafou Calazans, acrescentando que a fanfarra é uma ferramenta muito eficaz nesse resgate, principalmente porque aproxima o aluno da escola.

E hoje (04) já foi dia de muita festa em várias unidades da rede que anteciparam as comemorações ao 7 de Setembro, como a Municipal Mirantes de Periperi. Os alunos da escola, vestidos a caráter, celebraram a independência pelas ruas do bairro. Para a diretora da escola, Antonia Vilma, o resgate da identidade nacional é fundamental. “O desfile foi uma forma de demonstração de amor à Pátria, resgatando valores do nosso povo. Representamos nas ruas de nosso conjunto o que foi trabalhado com eles em aula”, comemorou.