Educação promove live sobre Bolsa Família e CadÚnico nesta quarta (21)

20 de jul de 2021 - Jornalismo

A Secretaria Municipal de Educação (Smed) vai promover, nesta quarta-feira (21), a partir das 14h, no seu canal do YouTube, uma live temática sobre Bolsa Família e Cadastro Único. O evento é destinado a gestores, secretários escolares, pais, mães e responsáveis, além de beneficiários do Programa Bolsa Família.

O encontro virtual servirá para esclarecer dúvidas sobre a retomada das aulas na rede municipal e o registro da frequência escolar dos alunos, com a participação de Leandra Adelino, do serviço social da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre).

Segundo a coordenadora municipal do Programa Bolsa Família na Smed, Rita Sales, devido à pandemia e à falta das aulas presenciais, não foi feito o acompanhamento da frequência dos alunos no período. “Com a retomada, é necessário fazer atualização do cadastro”, adiantou. Na ocasião também será apresentado o novo sistema de coleta de frequência, que será implantado pelo Ministério da Educação e Inep, em todo o país.

Rita lembrou que existem ações intersetoriais que englobam a Smed, a Sempre e a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), na execução dos serviços. “Como Educação, acompanhamos a frequência em todas as escolas de Salvador, sejam as particulares, municipais e também estaduais. No caso da Sempre, ela é a porta de entrada dos pais e responsáveis, através do CadÚnico”. Ao todo, são 431 escolas municipais, 214 estaduais e 1,6 mil particulares, com alunos beneficiados.

A coordenadora reforçou que as famílias têm que manter os filhos na escola. De cada aluno matriculado, com idade entre seis e 15 anos, são exigidos 85% de frequência no ano letivo. Já os estudantes de 15 a 18 anos precisam ter 75% ou mais de presença. “Se o aluno falta, o benefício é bloqueado, em alguns casos pode ser até cancelado. Por isso temos ações voltadas para o Bolsa Família, levando informação a famílias e gestores”, concluiu.

Além da live, a Smed promove palestras nas escolas e presta assistência social, cobrando dos pais a atualização obrigatória do CadÚnico, a cada dois anos. As crianças menores de dois anos também são acompanhadas pela SMS, para garantir a atualização do cartão de vacinação, e mulheres em idade fértil, de 12 a 44 anos, contam com acompanhamento semestral.

Clique aqui e assista à live.