Educador é premiado com projeto “Educação Física e a Saúde dos Idosos”

14 de set de 2010 - dev

O professor de Educação Física da Rede Pública Municipal de Ensino de Salvador, Luis Carlos Sousa de Araújo, da Escola Municipal Pirajá da Silva, foi homenageado pela Associação dos servidores Aposentados e Pensionistas da Previdência Federal na Bahia (ASAP/CAP) pelo Projeto Educação Física e a Saúde dos Idosos. A premiação aconteceu, nesta segunda-feira (13), durante o Encontro Estadual de Corais da Terceira Idade (ENCOTI), no Teatro do ISBA.

O educador recebeu o prêmio de menção honrosa na condição de cidadão participativo na implementação de Ações de Direitos Humanos que asseguram as pessoas idosas à Cidadania Plena.

O projeto premiado vem sendo desenvolvido na Unidade Escolar desde 2002 com estudantes do 7º e 8º ano do ensino Fundamental com a promoção de atividades como a leitura do estatuto do idoso, a reflexão sobre sua aplicabilidade e visitas ao Lar Irmã Maria Luiza, localizado no bairro da Cidade Baixa.

De acordo com o educador, o projeto surgiu da necessidade em proporcionar uma maior aproximação dos alunos da escola com a realidade dos idosos. Filas de bancos, assentos de ônibus e a assistência prestada pelas famílias e pelas instituições que trabalham para promover a saúde dos idosos, foram pontos abordados durante a execução projeto.

Através da visita a instituição, os alunos tiveram o primeiro contato com os idosos, que descreveram os diversos motivos que os levaram a estar naquele local. “Muitos são categóricos em afirmar que são seus filhos que os deixaram ali sem assistência, alguns informam que seus familiares os abandonaram e outros dizem que fugiram de casa por causa da violência cometida por familiares”, explicou Luiz.

Ainda segundo o professor, a discussão proposta através do projeto possibilitou que os alunos realizassem pesquisas de campo e investigações em sua comunidade para saber como esta a saúde dos idosos daquela região. “Fiquei muito emocionado e senti orgulho do meu trabalho que trata de uma temática tão relevante para a vida dos jovens, pois são eles os idosos do amanhã”, ressaltou, destacando que o projeto possibilita que os alunos mudem a postura diante da causa dos idosos.