Estimular o gosto pela literatura e leitura, utilizando como referência principal as histórias de Monteiro Lobato, assim como trabalhar a construção da identidade das crianças. Esses são os objetivos do Projeto “De Emília a Pedrinho, vamos nos descobrir um pouquinho?”, ação desenvolvida pela professora Adriana Rodrigues com seu Grupo 5A, do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Vovô Zezinho – Arenoso.
De acordo com Adriana, o projeto é fruto da necessidade de promover a valorização do bairro, dos estudantes e de sua história de vida. Durante todo o primeiro semestre foram desenvolvidas várias ações, como as apresentações de teatro “A construção da boneca Emília” e “Casamento da Emília com Rabicó”, encenadas pelos professores e funcionários da unidade; confecção do “Livro da Vida” com direito a uma manhã de autógrafos com a presença de seus familiares; visitação à Biblioteca Infantil Monteiro Lobato e à Biblioteca Comunitária de Arenoso, onde fizeram uma campanha de doação de livro, arrecadando 600 exemplares.
As crianças também encenaram para os pais/responsáveis e demais membros da instituição a peça “Ninguém é igual a ninguém”; e, com o apoio do produtor teatral Ricardo Invernon, os alunos tiveram a oportunidade de visitar o Rancho Kantagalo. “Foi uma tarde mágica, onde as crianças foram recepcionadas pelos personagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo: Pedrinho, Narizinho, D. Benta, Visconde, Tio Barnabé entre outros, em um ambiente que nos remete ao próprio Sítio, além de assistirem ao espetáculo ‘Viagem ao Céu’”, disse Adriana.
“Com este projeto o grupo já está demonstrando grandes avanços e o interesse pela leitura é cada vez maior”, afirmou a professora. Ainda de acordo com ela, o projeto também procura oportunizar as crianças o contato com diversos gêneros literários e autores, ampliando assim o repertório lingüístico e cultural das mesmas. O projeto está em andamento e tem previsão de conclusão para o final de outubro.