Durante a primeira semana de aula na Escola Municipal Lélis Piedade, localizada em Cosme de Farias (GRE Centro), os educando da Educação de Jovens e Adultos (EJA) estudaram a vida e obra dos artistas Gal Costa e Moraes Moreira, que têm vasto repertório ligado ao Carnaval. A partir desses trabalhos, produziram fantasias, cartazes e organizaram um momento de festa em homenagem aos músicos. O bailinho começou na escola, embalado ao som de Gal nas eternas Balancê, Pegando Fogo, Bloco do Prazer, e de Moraes Moreira, com Eu Sou o Carnaval, Pombo Correio, Chame Gente. A animação foi tanta, que a turma saiu em bloco, invadindo as ruas de Cosme de Farias.
Na noite desta quarta-feira (15), é a vez das escolas municipais D. Pedro I, em Paripe (GRE Subúrbio II), Xavier Marques (Fazenda Grande do Retiro – GRE São Caetano), entre outras. As aulas que antecederam a folia ganharam a vivacidade do Carnaval. “Esse tema riquíssimo proporciona, por exemplo, atividades de matemática, como situações problemas envolvendo a festa do carnaval e situações de compra e venda no circuito, Atividades de língua portuguesa, fomentando discussões, produções de escrita, assim como jogos de palavras do cotidiano da festa. Isso além de todo contexto histórico que traz grandes curiosidades e lembranças daqueles que puderam vivenciar momentos do carnaval antigo. Sem esquecer das produções artísticas que permeiam todo o trabalho em sala”, relata a equipe gestora da Escola Municipal D. Pedro I.
A festa, a ser realizada na noite desta quarta, começa com o acolhimento. Em seguida, os educandos de cada etapa se apresentam ao som de uma marchinha: Cachaça Não é Água (TAP I), Ô Jardineira (TAP II), Me Dá Um Dinheiro Aí (TAP III) e O Teu Cabelo (TAP IV). Em seguida, serão escolhidos o Rei e a Rainha do Carnaval 2023.
Os estudos envolvendo a festa popular também foi o foco dos trabalho com a EJA na Escola Municipal Xavier Marques. A culminância dos trabalhos será na noite desta quarta, com o Grito de Carnaval que envolverá cerca de 60 alunos e que marca os 12 anos da festa.
Na Escola Municipal Xavier Marques, a temática da folia do 2° dia de culminância foi a perspectiva das memórias de outros carnavais. Os professores incentivaram os alunos a pesquisarem as diversas manifestações culturais que ocorrem nos estados brasileiros. Exibiram vídeos e apresentaram as músicas mais tocadas em cada região no período da festa. Os professores ressaltaram que estudar as diferentes manifestações culturais no Brasil é uma forma de celebrar a diversidade. “Foram muitos relatos e memórias dos antigos carnavais que os nossos alunos resgataram de suas trajetórias, foi lindo”, diz a gestora escolar, Viviane França.
Seguem as fotos do baile da EJA da Lélis Piedade:
Fotos do baile da Escola Municipal Xavier Marques (EJA Noturno):