EJA da E.M. São Domingos Sávio discute prevenção à violência contra a mulher

30 de mar de 2023 - Jornalismo

A Secretaria Municipal da Educação (Smed), em parceria com a equipe da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), realizou uma Roda de Conversa, na quarta-feira (29), das 19h às 21h, com educandos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Escola Municipal São Domingos Sávio, localizada em Ondina. Conduzida pela diretora de Política para Mulheres da SPMJ, Fernanda Maria Costa Cerqueira, a atividade buscou estimular uma reflexão crítica sobre a prevenção e o combate à violência contra a mulher. “Merecemos respeito diário. Nós não nascemos para sofrer nenhum tipo de violência, nós nascemos para sermos pessoas livres”, disse Fernanda.

Durante a palestra, foram apresentados alguns trabalhos desenvolvidos pela SPMJ, que tem como finalidade acompanhar e desenvolver ações para a promoção da equidade de gênero e a elevação da cidadania das mulheres em Salvador, com destaque para o Alerta Salvador, a Caravana da Mulher, a Rede de Proteção à Mulher e ações de qualificação profissional. A técnica de Formação em Gênero, Raça e Direitos Humanos da SMPJ, Janildes Lima, falou sobre o trabalho do Centro de Referencia e Atenção à Mulher Loreta Valadares – local de referência para atendimento às mulheres que estão em situação de violência doméstica. De acordo com ela, o Centro tem assistência multidisciplinar. Ela falou também da Casa de Acolhimento Provisório, onde a mulher pode ficar com seus filhos de até 12 anos, enquanto se estuda conjuntamente a reinserção social.

“Noite de grandes aprendizagens, profundas reflexões e algumas confissões impactantes. Nosso profundo agradecimento pela oportunidade de partilhar com os alunos da São Domingos Sávio acerca de um tema tão importante. Foi um diálogo rico maravilhoso sobre prevenção da violência contra a mulher, uma noite de escuta e aprendizado”, diz Sandra Pereira, gestora da unidade escolar. Estavam presentes no evento a equipe gestora, a coordenadora líder da GR, professores e educandos.

A iniciativa garante aplicação da Lei nº 14.164/2021, que determina a inclusão de conteúdo sobre a prevenção da violência contra a mulher nos currículos da educação básica, e institui a Semana Escolar de Combate à Violência contra a Mulher para as turmas da EJA. Ao longo do ano, serão desenvolvidas mais atividades, incluindo outras unidades escolares.