Com cerca de 2,8 mil quilômetros de extensão, o São Francisco é o principal rio do nordeste brasileiro, com grande importância social, econômica e cultural. Conhecido como Velho Chico, ele forma uma bacia com área superior a 640 mil quilômetros quadrados, onde se localizam 504 municípios de cinco estados brasileiros, somando 13 milhões de habitantes. Pelo papel que desempenha diretamente na vida desses brasileiros e também em todo o país, o Rio São Francisco foi escolhido como tema de um projeto especial da Escola Municipal Professor Afonso Temporal, localizada em Valéria.
No encerramento do primeiro semestre, a escola realizou o musical Riquezas do Velho Chico e prepara uma cantata para o final do ano, além da abordagem do tema em sala de aula. A diretora Eliete Caribé falou sobre o projeto e as atividades que vem sendo desenvolvidas. Confira.
O que é o projeto Riquezas do Velho Chico? Envolve toda a escola? Será o ano todo?
Eliete Caribé – É um projeto que tem como eixo norteador a sustentabilidade. Iniciamos o trabalho no ano de 2022 e esse ano demos continuidade, ampliando o sentido do cuidado e da preservação da vida, escolhendo o Rio São Francisco como tema. O projeto envolve toda a comunidade escolar (gestão, professores, alunos, pessoal de apoio e as famílias), e está sendo trabalhado durante todo o ano letivo, com o objetivo de provocar uma reflexão sobre o comportamento de consumo em relação aos impactos causados no meio ambiente.
Por que a escolha do Velho Chico como tema?
Eliete Caribé – Devido o Rio São Francisco desempenhar um papel fundamental para a região Nordeste, tanto em termos econômicos quanto socioambientais.
O que está sendo trabalhado?
Eliete Caribé – O foco principal está na disciplina de arte, sob a orientação do professor Jean Carlos de Matos Silva. Aprendizagens das demais disciplinas (português, matemática, história, geografia e ciências), também estão sendo contempladas no desenvolvimento do projeto.
A escola promoveu um musical no encerramento do primeiro semestre. Como foi essa ideia?
Eliete Caribé – O professor Jean Carlos uniu o tema do projeto com a data comemorativa, o São João. Ele realizou o trabalho usando faixas musicais que enaltecem a nossa região, a importância e a beleza do Rio São Francisco. O resultado foi um musical belíssimo.
Quais as próximas atividades?
Eliete Caribé – Neste segundo semestre, continuamos o trabalho e estamos organizando, para apresentar no final do ano letivo, uma Cantata Natalina, visando enaltecer a fé e a esperança como elementos fundamentais da vida de todas as pessoas.
As fotos abaixo mostram a riqueza do musical Riquezas do Velho Chico: