A Escola Municipal Barbosa Romeo, em São Cristóvão, vai fazer uma live musical, na terça-feira (26), às 10h, como encerramento do concurso de desenho do projeto Africanidades, atividade que aborda a temática das relações étnico-raciais. Serão premiadas Maria Eduarda dos Santos Oliveira (1º lugar), Alice Nascimento Almeida (2º) e Ingrid Silva (3º). Motivados pelos coordenadores e professores, os mais de 20 alunos se inspiraram na leitura de títulos disponibilizados na Plataforma Árvore Livros para produzirem desenhos e poesias.
Conforme os organizadores, o prêmio é simbólico, squeeze para os três primeiros classificados e copos plotados com a marca do projeto para todos os participantes, mas a maior recompensa tanto para os professores quanto para os estudantes é ter se reunido, mesmo que virtualmente para fazer uma atividade tão prazerosa que é o estímulo à leitura.
Os professores se dividiram em grupos (6º ao 9º ano) para planejar e desenvolver as atividades divididas em três etapas. “Utilizamos grupos de whatsapp para comunicar as atividades aos alunos e motivá-los diariamente a participarem do projeto, contamos com a participação dos familiares que nos procuraram para esclarecer algumas dúvidas. Foi gratificante ver o interesse desses alunos em um momento tão difícil”, contou a coordenadora Núbia Sena de Oliveira Sodré que trabalhou em parceria com a colega Iara Neves da Conceição.
Classificada em 2º lugar, Alice Nascimento Almeida,12, aluna do 7º ano, se inspirou no livro Contos Africanos. Ela afirma que gostou muito da indicação e não imaginava que seu desenho seria um dos escolhidos. “Tinham muitos desenhos legais, fiquei muito feliz do meu ser um dos escolhidos”, contou.