EM Graciliano Ramos apresenta Presépio “Pescando os encantos de Natal” no Subúrbio 360

12 de dez de 2018 - Publicidade

Alunos, professores, gestores e funcionários da Escola Municipal Graciliano Ramos, localizada no bairro de Coutos, apresentaram nesta terça-feira (11) o III Presépio da instituição, este ano com o tema “Pescando os encantos de Natal”. A encenação, que retrata o nascimento do menino Jesus numa aldeia de pescadores, foi realizada no teatro do Subúrbio 360, para pais, responsáveis e toda a comunidade escolar.

O Presépio Vivo ocorre pelo terceiro ano consecutivo na unidade de ensino e desde o início, faz adaptações em relação à verdadeira história do nascimento de Jesus Cristo, como explica Margarete Santos. “Essa encenação tem como base o Presépio Vivo de Lídia Hortélio e cada ano fazemos de acordo com elementos da nossa cultura, o que permite que os alunos reconheçam a sua cultura e identidade”, destaca.

O evento foi realizado por cerca de 150 crianças, alunos da Educação Infantil e do Fundamental I, que ensaiaram coreografias e canções num período de dois meses, sob a coordenação das professoras de educação física e de teatro. O objetivo foi enaltecer os valores natalinos, contar um pouco da nossa cultura e ajudar no desenvolvimento das crianças, como sinaliza a professora de Educação Física, Everli Nascimento. “Essa formação artística me ajudou muito a não ter timidez. Os que já saíram da escola sempre falam com a gente que apresentam seminários, sem vergonha. Então, mesmo aqueles que não vão seguir a carreira artística, ganham essa bagagem pra vida, pois sempre irão precisar se expressar diante de pessoas, então, esse aprendizado é pra vida”, considera.

As apresentações foram divididas de acordo com a turma dos alunos. O grupo 5 interpretou “Os Peixinhos”, ao som das músicas infantis “Peixe vivo” e “Peixinho da maré”, e o primeiro ano representou “Os Marinheiros”, fazendo coreografas da musica “Marinheiro só” de Clementina de Jesus. Já o segundo ano, encenou “Os Canoeiros”, cantando e dançando “Canoeiro” de Dorival Caymmi”, enquanto os alunos do terceiro ano subiram ao palco como  “Os Sambistas” ao som de “ O mar serenou”, de Clara Nunes. O quarto ano foi dividido entre “Sereias e Pescadores”, com a música de Tim Maia “o Pescador” e o quinto ano encenou uma festa de final de ano, um luau, com a música “Puxada de rede”, da Banda Manimal.  Para encerrar, todos cantaram a canção “Caminho das Águas” de Maria Rita.

A professora de Artes, Laline França acredita que, mais importante que a apresentação final do espetáculo, é o processo de concepção dele. “O vais valioso é a união deles para fazer esse espetáculo, já que é um trabalho em grupo. Pra mim não interessa a parte de interpretação teatral, se estão dançando bem ou mal, o que importa é a junção das turmas, a dedicação e o quanto eles se unem para fazer a coisa acontecer. Sem essa união deles, nada aconteceria e isso eles vão levar pra toda a vida, já que na vida adulta, também é crucial saber trabalhar em grupo”, enfatiza.

Margarete Santos, gestora da escola, ressalta ainda que toda a comunidade escolar se envolve na produção da atividade. “A Graciliano é uma família e quando a gente faz uma festa em família, todo mundo se envolve e aqui na escola não é diferente. Chamamos os pais, explicamos o que pretendemos fazer. Ouvimos as opiniões e quem tem uma habilidade especifica, nos ajuda nessa montagem. Quem costura, ajuda a fazer as roupas, quem sabe pintar, ajuda a fazer o cenário, e por ai vai. No final, todos ficamos satisfeitos”, finaliza.