Emoção e ansiedade marcam vacinação de profissionais da Educação contra Covid-19

21 de abr de 2021 - Jornalismo

Salvador iniciou, na manhã desta quarta-feira (21), a vacinação contra a Covid-19 dos trabalhadores em atividade da Educação Infantil, com idade entre 55 e 59 anos. Podem se vacinar os profissionais que atuam em instituições privadas e na educação básica de ensino das redes municipal e estadual.

O titular da Secretaria Municipal da Educação (Smed), Marcelo Oliveira, que acompanhou os trabalhos pela manhã, destacou que este é um momento especial. “A vacinação, sem dúvidas, tornou-se um requisito para o retorno das aulas presenciais nas redes de ensino tanto privada, quanto pública. É uma ação que visa proteger um segmento de profissionais da maior relevância, que fazem a educação acontecer, principalmente quando se fala de ensino público, que são as redes que atendem a parcela mais vulnerável da população’’, pontuou.

Oliveira falou também sobre o retorno das atividades em sala de aula. “Cumprindo esse requisito do início da vacinação dos profissionais que trabalham nas escolas, o retorno das aulas presenciais deve acontecer muito brevemente”, afirmou.

O gestor da Associação Beneficente Tia Meire, Martilo da Silva, 57 anos, foi um dos primeiros a chegar para se vacinar. “Não tenho como explicar a emoção que estou sentindo. Estou muito ansioso. Cheguei aqui às 5h estou muito feliz. Foi muito difícil ficar longe dos alunos no início da pandemia, mas agora, com a vacinação, a esperança se renovou”, disse.

Para a gestora da Escola Municipal Hildete Lomanto, Ida Ramos, 56 anos, o sentimento é de felicidade. “Quando fiquei sabendo da vacinação, nem consegui dormir. Era um momento que estava esperando muito para que eu me sentisse mais segura para trabalhar”, contou.

A imunização dos trabalhadores da Educação foi disponibilizada das 8h às 16h em três pontos (fixos e drives): Faculdade Bahiana de Medicina e Saúde Pública (FBDC) – Unidade Brotas, Unijorge – Campus Paralela e Universidade Católica de Salvador – Campus Pituaçu.

Fotos: André Carvalho/Smed