Emoção e orgulho marcam premiação das Olimpíadas de Matemática

11 de nov de 2010 - dev

“Estou me sentindo privilegiado. Minha emoção não tem limites”. Essa foi a tradução de Ariel Ramos dos Anjos, 13 anos, estudante da Escola Municipal Brigadeiro Eduardo Gomes, ao receber a medalha de ouro da 5º Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas da Bahia.

O estudante, que é filho de uma costureira e um militar, estava bastante emocionado durante a solenidade de premiação que aconteceu na tarde desta quarta-feira (10), na reitoria da UFBA, e premiou estudantes e professores de diversos municípios baianos.

Na abertura da sessão solene, o pro – reitor de graduação da UFBA, Ricardo Carneiro de Miranda, ressaltou que o número de jovens que foram selecionados foi exclusivamente por conta do talento matemático dos estudantes.

O coordenador de Apoio e Ensino Pedagógico da Secult, Manoel Calazans, entende que este foi um momento de muita relevância para o desenvolvimento dos alunos. Ele também pontuou que “o ambiente escolar influencia no desenvolvimento do educando no sentido de usufruir um espaço atraente e criativo para que novos alunos e alunas sejam premiados”.

O aluno Uanderson Conceição de Jesus, da Municipal de Pituaçu, levou a medalha e prata e Elton Silva Fonseca, da Municipal Dona Arlete Magalhães, medalha de bronze. Eles também não esconderam a emoção em receber pela primeira vez uma medalha de premiação. “Estou satisfeito e orgulhoso. Meus primos tinham ganhado nas Olimpíadas de Matemática do ano passado e eu me inspirei neles e torci para conseguir uma medalha”, disse Elton.

A participação dos professores é de suma importância durante todo o processo de escolarização e de preparo para a realização da prova das Olimpíadas, atualizando e difundindo o conhecimento matemático com o educando. A Olimpíada de Matemática acontece em cerca de 100 países como parte da política educacional, científica e tecnológica.

Foram entregues 150 medalhas de bronze, 150 de prata e 120 de ouro totalizando 420 medalhas para estudantes de mais de duzentas escolas municipais e estaduais de diversas cidades do estado da Bahia.