Emoção marca formatura da E.M. União Caridade e Abrigo

10 de dez de 2018 - Publicidade

A formatura dos alunos do 3º ano do ensino fundamental I da Escola Municipal União Caridade e Abrigo foi marcada por muita emoção por parte de toda a comunidade escolar. O evento foi realizado na tarde da ultima sexta-feira (07), no auditório do Escolab Boca do Rio, na presença do gerente regional da educação de Itapuã, Gustavo Ferreira, além de representantes da unidade de ensino, alunos, pais e responsáveis.

No inicio da cerimônia, os alunos entraram no auditório ao som da música stand by me (voz e violão). Em seguida, Gustavo Ferreira falou sobre a alegria de participar de um momento tão importante na vida dos estudantes. “Eu fiquei muito feliz com o convite e sei que esse momento será inesquecível pra vocês. Assim como pra nós, já que é um ciclo que se fecha para que possam começar uma nova etapa. Desejo muita sorte e me coloco a disposição de todos”.

A gestora da instituição, Carmem Oliveira, fez questão de deixar a unidade de ensino de portas abertas para os alunos e explicou como a festa, inspirada nos anos 70, foi pensada. “esses alunos estão com agente desde o grupo 4, então é um ciclo que se encerra e pra isso pensamos em algo marcante, diferente do contexto atual deles. Estamos formando em torno de 60 alunos e eles hoje são as nossas estrelas”, enfatiza. Já a vice diretora, Mateusa Alves, se disse ansiosa pela chegada de novos estudantes. “A gente fica muito feliz por que os formandos vão galgar novos sonhos, vamos sentir uma pontinha de saudade, mas também já estamos prontos pra receber novas crianças e assim continuar o nosso trabalho”, declara.

Em seguida, as professoras do 3º ano A e B também falaram sobre a sensação de estar com o coração apertado, mas feliz. “As despedidas nunca são fáceis, mas sabemos que são novos horizontes que se abrem. Nesse período que passaram aqui, essas crianças não foram só alunos, mas foram filhos e amigos pra gente, já que o aprendizado é mutuo”, enfatizou a professora Ana Maria Donin.

Após a fala dos representantes da instituição de ensino, começaram as apresentações do coral, formado pelos próprios alunos, que cantaram musicas como Era Uma Vez, (Kell Smith), Trem Bala (Ana Villela), Eu vou seguir (Marina Elali) e Ao Mestre com Carinho, versão da música To Sir With Love, que já foi gravada por diversos artistas brasileiros. De acordo com a docente Rosenilda Passos, a festa foi pensada de modo a estimular os bons sentimentos. “Atualmente temos musicas com letras dúbias, então sempre, em todas as atividades eu tento colocar músicas que tenham uma letra mais educativa, de amor e respeito ao próximo. O tema dos anos 70 começou a ser trabalhado há 3 meses, e de lá pra cá pensamos e produzimos tudo, como as roupas, e tudo que remetesse aos anos 70, pra eles terem uma ideia de como eram as formaturas nessa época”, destaca.

Após o coral, os alunos dançaram uma música da década de 70, seguida de uma valsa tradicional. Para encerrar o evento, os alunos receberam umas lembranças que foram produzidas especialmente para eles, com foto e temática de natal. Isabely Teixeira, uma das formandas, disse que gostou muito de estudar na unidade de ensino. “Essa foi a minha melhor escola e eu gostei muito de estudar aqui. As professoras, a diretora, todo mundo é muito legal e espero que minha próxima escola seja tão boa quanto essa”, relembra.

Já Ana Clara Guimarães, que também está encerrando o ciclo, destacou como as  atividades a ajudaram no desenvolvimento. “Foi muito gostoso, por que as professoras e os deveres que elas passam ensinam muito a gente. As atividades me ajudaram muito, por quando entrei na escola não sabia muito as coisas e elas me ajudaram a desenvolver mais o que eu não sabia. To saindo da escola, mas desejo que a gente siga com muita paz e amor e que eles continuem sendo bons com os alunos que vão ficar em nosso lugar”, vislumbra.