Encerramento do projeto Pulo do Gato tem aula especial do secretário Bruno Barral

01 de ago de 2018 - Jornalismo

Os estudantes das unidades que fazem parte da Gerência Regional de Educação (GRE) de Cajazeiras tiveram, na noite desta terça-feira (01), uma aula especial de encerramento do projeto Pulo do Gato, curso preparatório para as provas do Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos (Encceja 2018), que permitem a conclusão do Ensino Médio ou do Ensino Fundamental.

A aula de encerramento ocorreu na Prefeitura-bairro, que fica na Estrada da Paciência, e contou com a presença do secretário Municipal da Educação, Bruno Barral, que relembrou os tempos de professor ao ministrar uma aula sobre energia, combustíveis e transportes no Brasil.

Antes de começar explanar sobre o assunto, Barral falou um pouco sobre sua trajetória profissional e, principalmente, sobre a importância da EJA. “Todo mundo gosta de ser ouvido e lembrado e o primeiro evento que participei da EJA tocou meu coração. Foi aí que eu entendi: é hora de parar pra pensar, com os profissionais que nossa rede tem, uma forma de impulsionar esse segmento, para oportunizar, ouvir e tratar de forma diferenciada o que esses jovens e adultos pensam. E é isso que estamos fazendo”, destacou.

Este é o terceiro ano do Pulo do Gato e, para participar, o único pré-requisito foi estar inscrito no Encceja. Com isso, mais de 100 pessoas se inscreveram e mais de 50 frequentaram as aulas assiduamente. As capacitações ocorreram em três polos base: Valéria, Cajazeiras e Estrada Velha, nas escolas municipais da Palestina, Elysio Athaide e Novo Marotinho, respectivamente. A gerente regional de Cajazeiras, Adenildes de Lima, aponta que com o passar dos anos, o fazer tem se profissionalizado. “Fixamos em professores específicos das disciplinas, tivemos uma melhor organização temática, e essa divisão por polos facilitou a mobilidade de alunos e docentes. Com isso, percebemos um maior envolvimento, principalmente dos adultos, que estão em busca desta certificação”, enfatiza.

Durante o curso, os alunos contaram com apoio pedagógico dos professores, além de um módulo com questões de língua portuguesa, redação, ciências, geografia, matemática e história e um DVD produzido pela coordenação pedagógica da GRE, com vídeos relacionados aos assuntos que irão cair na prova. A técnica da Secretaria Municipal de Educação (Smed) e membro da coordenação de acompanhamento na educação de jovens e adultos (EJA), Adalice de Santana, considera que o projeto é de extrema importância para despertar nos estudantes novas perspectivas de vida. “Como o projeto tem uma dinâmica diferenciada, as informações trocadas geram um conhecimento maior e despertam esses educandos da EJA para a possibilidade de alçar novos voos, e não mais apenas de concluir o ensino fundamental. Eles passam a pensar na aprovação em concursos públicos, no Enem – Exame Nacional do Ensino Médio – ou simplesmente em mudar de vida através do conhecimento aqui adquirido”.

Adalice de Santana enfatiza ainda que a presença do secretário Municipal de Educação, Bruno Barral no encerramento do curso demonstra o grau de importância dado pela pasta a este segmento de ensino. “Quando temos um secretário de educação que vem aqui, ele deixa claro que entende a importância da figura do professor, já que na educação de jovens e adultos há certo preconceito, pois muitos dos próprios estudantes acreditam que já passaram da idade para aprender. Mas, para muitos, bastou uma aula do Pulo do Gato para que essa ideia caísse por terra. Já tivemos alunos do projeto que passaram no Instituto Federal da Bahia (IFBA), e isso inspira outras pessoas”, sinaliza.

Carlos Alberto Filho

Uma dessas inspirações atingiu o aluno Carlos Alberto Filho. Criado apenas pela mãe, já que o pai abandonou a família quando os filhos ainda eram pequenos, ele precisou trabalhar cedo para garantir o sustento da mãe e das irmãs menores. Emocionado, ele disse que o projeto Pulo do Gato surgiu como uma grande possibilidade de alcançar seus objetivos. “Quero muito agradecer a Deus e aos professores por esta oportunidade, já que todos foram grandes incentivadores para que eu não desistisse no meio do caminho. Eu parei de estudar na 5ª série, sou aluno da EJA na Escola Municipal Elysio Athaide e, com esse apoio do Pulo do Gato, sei que vou chegar lá. Eu disse para minha professora de matemática, que dá aulas preparatórias para concurso: grave o meu nome. Eu ainda vou ser seu aluno, mas em outra sala de aula”, finaliza. Ao final da aula, os alunos receberam material explicativo sobre o que pode levar no dia da avaliação, além do certificado de participação no projeto.

As provas do Encceja Nacional serão realizadas no próximo domingo (05). Os alunos que pretendem obter a certificação do ensino fundamental, irão fazer provas de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Físicae Redação; Matemática; Historia e Geografia, além de Ciências Naturais. Já quem precisa concluir o ensino médio, será avaliado nas disciplinas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação; Matemática e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; além de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. A divulgação dos resultados está prevista para o último trimestre de 2018.

As provas do Ensino fundamental e médio serão realizadas pela manhã (9h as 13) e à tarde (15h30 as 20h30). No dia do exame, os portões de acesso serão abertos às 8h e fechados às 8h45 para as provas do período matutino, e abertos às 14h30 e fechados às 15h15 para as provas aplicadas no turno vespertino, de acordo com o horário de Brasília.

Mais informações estão disponíveis no site: http://portal.mec.gov.br.

Fotos: André Carvalho/Smed/PMS