Encontro discute leitura na sala de aula

10 de jul de 2006 - dev

Será realizado neste sábado (15), às 8 horas, no Hotel Mercure, o “I Encontro do Programa Viagem a Literatura Infanto-juvenil”, que irá abordar o tema a formação do leitor. O programa desenvolve o Projeto de Incentivo à Literatura na Sala de Aula, em consonância com a Diretriz Estratégica: Equidade e qualidade do processo de ensino e de aprendizagem”, desenvolvido pela Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC).

O objetivo é diminuir o índice de analfabetismo funcional e assim contribuir para a inclusão social dos estudantes, resgatando o verdadeiro sentido da aprendizagem pela arte. A metodologia desenvolvida pelo projeto é a utilização da literatura na sala de aula, através de oficinas a partir das necessidades de cada faixa etária e série de ensino, trabalhando temas transversais, como meio ambiente, ética, cidadania, higiene, etnia e saúde.

Assim, “Incentivo à Literatura na Sala de Aula” irá contribuir com a formação do hábito da leitura de professores e alunos em escolas municipais de Salvador.

Atualmente, cerca de 1.100 estudantes estão sendo beneficiados com o projeto, sendo 800 da rede municipal e 300 da Fundação Cidade Mãe. Porém, a SMEC juntamente com o Instituto Newton Rique e a Unifacs pretendem ampliar o Projeto de Incentivo à Literatura na Sala de Aula, desenvolvido há cinco anos. Com isto, poderão ser atendidos mais 525 alunos da rede municipal