Encontro mobiliza diretores para matrícula dos novos alunos

08 de jan de 2012 - dev

Os diretores das 426 escolas da rede municipal de Salvador participaram na tarde desta terça-feira (08) de um encontro com o secretário municipal da Educação, João Carlos Bacelar, sobre a Matrícula Informatizada 2013. O objetivo do evento foi apresentar e detalhar o processo de inscrição dos novos alunos, que será iniciado na próxima sexta-feira (11), e mobilizar a rede para o acolhimento dos novos estudantes.

A Matrícula Informatizada tem como objetivo assegurar a todo cidadão da Cidade do Salvador o direito constitucional de acesso e permanência à Escola Pública Municipal. A meta para a Secretaria Municipal da Educação é matricular 180 mil alunos em 2013, incluindo os alunos que vão permanecer na rede municipal. A renovação da matrícula dos alunos que já são da rede foi iniciada no dia 26 de dezembro e vai até esta quinta-feira (10). Já na sexta (11) será iniciada a matrícula para os novos alunos e o ano letivo será iniciado no dia 18 de fevereiro.

“Esse encontro é de extrema importância porque são vocês, gestores, os maiores e verdadeiros sustentáculos da rede municipal e a matrícula será o primeiro contato dos nossos novos alunos com a rede. Não tenho dúvidas que, assim como nos outros anos, o processo de inscrição será tranquilo, ágil e eficaz”, ressaltou o Bacelar. Em 2012 foram realizadas de 30 a 40 matrículas por minuto.

O processo de inscrição da rede municipal é completamente informatizado e todas as 426 escolas são postos de matrícula. Sendo assim, os pais ou responsáveis podem se dirigir a qualquer unidade de ensino de Salvador para matricular o filho em qualquer escola. Além disso, as vagas podem ser acompanhadas em tempo real por meio do Mapa Digital da Educação – mapadigitaldaeducacao.salvador.ba.gov.br – ferramenta de gestão pioneira no país, com informações detalhadas de todas as unidades da rede municipal de ensino.

Com a municipalização de nove escolas da rede estadual, a rede municipal começará o ano letivo com 435 escolas. Outra novidade para este ano é que, além das 171 escolas municipais que já são beneficiadas com o programa do governo federal Mais Educação, que amplia a jornada com a realização de atividades no contraturno em que o aluno estuda, três escolas vão oferecer educação em tempo integral.

Confira o cronograma de matrícula:

• Até 10 de janeiro – Renovação dos alunos da rede
• 11 e 14 de janeiro – Alunos das escolas comunitárias